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Como evitar futuros problemas na compra de um apartamento

30/09/2015
Todo cuidado é pouco quando o assunto é comprar um imóvel. Com a crise, a empresa especializada em administrar condomínios, a Inovathi, faz alguns alertas para que nenhum comprador seja pego de surpresa. Primeiro passo, antes de fechar qualquer negócio, é realizar uma análise criteriosa referente à existência de eventuais dívidas e à situação financeira do condomínio.

De acordo com o artigo 1345, do novo Código Civil Brasileiro, “o adquirente de unidade responde pelos débitos do alienante, em relação ao condomínio, inclusive multas e juros moratórios”.  Ou seja, as dívidas tributárias, trabalhistas ou decorrentes de ações judiciais posteriores a 11 de janeiro de 2013 serão assumidas pelo comprador do imóvel.

“Antes de fechar a aquisição, é essencial solicitar a Certidão Negativa do empreendimento ao Síndico e/ou Administradora do condomínio, checar possíveis ações judiciais de fornecedores, ex-funcionários e conferir a existência de possíveis débitos na Receita Federal. Mas, se possível, é importante que agende um bate-papo com o síndico e com a administradora. Afinal, eles são responsáveis pela saúde financeira do empreendimento”, orienta Eli Silveira, síndico profissional e diretor da Inovathi.

Durante a reunião com o síndico, observe com atenção as habilidades deste profissional, referente à negociação, gestão de pessoas, contratação e gerenciamento de contratos e a capacidade de planejar manutenções e melhorias com controle financeiro.

Há diversas empresas no mercado que podem analisar estas documentações. “O cliente deve sempre fiscalizar a atuação destes profissionais no mercado. Os síndicos profissionais necessitam ter uma gestão transparente e participativa, evitando surpresas desagradáveis no futuro. Como em uma empresa, sempre surgirão imprevistos na administração de um condomínio, porém devem estar previstos no planejamento.”, ressalta Silveira.