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Consumidor opta pela moderação no Dia das Crianças

06/10/2015
O consumidor está menos disposto a comprar presentes e vai gastar menos este ano para comemorar o Dia das Crianças, segundo levantamento nacional realizado pela Boa Vista SCPC (Serviço Central de Proteção ao Crédito). A pesquisa mostrou que 75% planejam ir às compras para essa data, o que representa uma queda em comparação aos 81% do levantamento realizado em 2014.
 
Além disso, 59% pretendem gastar menos ou a mesma quantia do ano passado para comemorar o Dia das Crianças e 41% planejam comprar mais. O levantamento mostrou que a maioria (27%) gastará menos por contenção de despesas, enquanto 22% alegam que o motivo da retração é o aumento dos preços e 20% dizem que vão priorizar o pagamento de outras despesas, como contas de água e de luz e mensalidades escolares.
 
O valor médio do presente para as crianças será de R$ 188 este ano, o que significa uma queda de 11% em relação ao ano passado (sem levar em conta a inflação), de acordo com a pesquisa. No geral, 51% pretendem gastar até R$ 100 (21% até R$ 50 e 30% entre R$ 51 e 100).
 
A pesquisa revelou também que 67% presentearão os filhos no Dia das Crianças e 28% vão lembrar dos sobrinhos e 15% dos afilhados.
 
As compras para lembrar a data serão baseadas principalmente no desejo das crianças (32%), enquanto 25% levarão em conta principalmente o preço.
 
O levantamento mostrou que 40% dos consumidores vão presentear as crianças com brinquedos, o que representa uma queda em relação aos anos anteriores (a fatia dos que deram prioridade aos brinquedos foi de 62% em 2013 e de 47% em 2014).
 
Já os eletrônicos ganharam espaço este ano: o levantamento da Boa Vista SCPC mostrou que 28% comprarão esses produtos para o Dia das Crianças, em comparação a 23% que fizeram essa opção no ano passado e 13% em 2013. Vestuário e calçados serão o alvo para 21% dos entrevistados, em comparação a 17% no ano passado.
 
A pesquisa mostrou que 64% dos consumidores vão comprar o presente para o Dia das Crianças à vista, um crescimento de 10 pontos percentuais em relação ao levantamento do ano passado. Outros 36% optarão pelo parcelamento, dos quais 72% pagarão com cartão de crédito e 23% via carnê ou boleto.
 
A pesquisa completa, incluindo o mapeamento sobre educação financeira na infância, está disponível clicando aqui.