Notícias

Televida abre inscrições para 200 novas vagas

06/10/2015
A Secretaria de Saúde quintuplicou a oferta de vagas no Televida, um serviço 24h de teleassistência de idosos à distância. A adesão já pode ser feita diretamente nas policlínicas ou no Programa Saúde da Família.

A oferta de vagas passa de 50 para 250, destinadas a maiores de 60 anos que moram sozinhos ou passam a maior parte do dia nessa condição. Também é necessário morar em Santos, estar cadastrado no Programa Hiperdia (controla hipertensão e diabetes) e ser atendido na rede pública há, no mínimo, seis meses. 

O coordenador do Televida, Devanir Paz, explica que, após a   solicitação de ingresso no serviço, um agente comunitário de saúde vai ao local confirmar as informações.

Sintonia
O serviço é simples. Quem entra para o Televida recebe uma pulseira com um botão, que a pessoa aciona se sofrer queda ou passar mal. A central recebe o alerta e telefona para o idoso para saber o que aconteceu e tomar as providências cabíveis.

O coordenador de Políticas para a Pessoa Idosa, da Secretaria de Defesa da Cidadania, Paulo Henrique Montenegro, disse que o Televida está em sintonia com a política Vida Plena, que atua na qualidade de vida dos maiores de 60 anos. “A administração mostra sensibilidade e imprime ações preventivas e de estímulo ao envelhecimento ativo”.

Tranquila
A aposentada Maria de Lourdes Farias da Silva, 77 anos, ficou mais tranquila depois que entrou para o Televida, em 26 de outubro de 2013. “Eu nunca precisei acionar o serviço, mas é bom saber que conto com esse suporte porque tenho angina, diabetes, hipertensão e falta de equilíbrio”.

Sua filha, Luíza Aparecida Farias da Silva, 49, secretária-executiva, diz que agora trabalha mais segura. “Como não tenho condições de pagar um cuidador, o serviço dá esse apoio”.
 
Perfil
· A maioria dos usuários é do sexo feminino
· A maioria dos participantes tem mais de 70 anos
· As principais ocorrências são: tontura, pico de hipertensão e queda
· A maioria dos chamados o operador resolve apenas orientando o idoso assistido
 
Como participar?
Basta procurar a policlínica do bairro ou o Programa Saúde da Família e apresentar cópia do RG, do comprovante de residência e do cartão do SUS. O serviço é gratuito.
 
Operador
· O trabalho é prestado pela empresa Telehelp, vencedora da licitação.
· Existe usuário do serviço em praticamente todos os bairros, incluindo morros, Zona Noroeste e orla (onde se concentra a  maior parte dessa população).
· O equipamento é a prova d´água e se autogerencia, ou seja, a central sabe quando está acabando a bateria da pulseira com o botão de emergência.
· A comunicação entre a central e o usuário e é feita por um aparelho de viva voz cedido pela empresa. Já o contato com o pessoal de apoio do idoso ocorre por telefone fixo ou celular.
 
Como funciona?
· O idoso quando entra para o serviço informa à Telehelp o número do seus telefone e de duas pessoas, no mínimo, que podem ter acesso rápido à sua casa em uma situação de emergência.
· Quando o botão de emergência é acionado, a central entra em contato com o idoso por um aparelho viva voz. O operador se informa do que está acontecendo, orienta a pessoa e toma as providências necessárias.
· Se o idoso não responder à ligação da central, as pessoas de apoio informadas no momento do cadastramento são acionadas.
· Uma vez por semana, em dia e horário combinados, o Telehelp liga para o idoso para verificar o funcionamento do aparelho e se inteirar de como foi a semana da pessoa.