Estilo

Cinco itens inusitados que podem ser lavados na máquina de lavar

08/10/2015
A invenção da máquina de lavar foi, certamente, uma das maiores contribuições para as atividades domésticas. Afinal, a lavagem manual demanda tempo e energia. No inverno, a atividade se torna ainda mais difícil quando se pensa na temperatura da água. O que muita gente não sabe é que, além das roupas, a máquina também pode realizar a lavagem de outros itens, sem danificá-los.

Os modelos mais modernos oferecem funções que permitem a realização do processo de limpeza sem oferecer riscos ao estado de conservação do produto. Para isso, basta tomar alguns cuidados e aproveitar a comodidade que sua máquina pode oferecer. Confira:

 
Tênis
Se o tênis for de um material maleável, não há problema algum em colocá-lo na lavadora, utilizando sabão líquido e deixando de lado o amaciante. Porém, para garantir a eficácia da limpeza, é recomendável tirar o excesso de sujeira antes de colocá-lo no aparelho.
 
Cortina
A maior parte das pessoas recorre à lavanderias profissionais quando precisa limpar as cortinas. Com exceção dos modelos que possuem acabamento metálico, as cortinas podem ser colocadas na máquina de lavar sem qualquer problema, desde que seja utilizado o ciclo de lavagem “delicado”.
 
Bicho de pelúcia
Para lavar os bichos de pelúcia na máquina basta escolher o ciclo “delicado”, usar sabão líquido e não colocar amaciante. Se o brinquedo possuir partes plásticas, como olhos e outros detalhes, vale a pena cobri-los com fita adesiva, para evitar arranhões durante o processo a lavagem. A secagem deve ser feita na sombra, pois o sol pode manchar o item.
 
Mochila
A máquina de lavar é uma excelente aliada na limpeza de mochilas. Para fazer isso, o indicado é fechar todos os zíperes da bolsa e, preferencialmente, colocá-la dentro de um saco especial. Caso ela seja confeccionada com algum material delicado ou tenha detalhes e bordados, é melhor encerrar o processo antes da centrifugação, apenas torcendo-a antes da secagem.
 
Travesseiro
Alguns modelos de travesseiros podem ser lavados na máquina de lavar. Para saber exatamente esse tipo de especificação, é necessário ler a etiqueta, que costuma trazer informações sobre lavagem. Caso não haja nenhuma contraindicação, basta deixá-los secando por bastante tempo antes de colocá-los de volta ao uso, pois a umidade remanescente pode causar mau cheiro.