Beleza

Pastas, ceras ou pomadas: Qual o melhor produto para os tipos de cabelos masculinos?

14/11/2015
Adotar um estilo próprio, que demonstre personalidade por meio dos cabelos também, é coisa de homem. Cortes como o pompadour (estilo Elvis Presley) e o under cut (estilo militar) estão fazendo a cabeça dos rapazes em todo o mundo. E é por isso que, para que o penteado fique no lugar durante todo o dia, é necessário o uso de produtos de finalização, como as pastas, ceras ou pomadas para cabelos.
 
Ceras
Derivados de cera de abelha, esses finalizadores são ideais para penteados mais clássicos, como os curtos com fios arrepiados, ou apenas dar textura aos cabelos. As ceras não agem bem nos topetes e outros estilos de cortes em formato pontiagudo. Diferentemente das pastas, elas são mais difíceis de aplicar, por causa da consistência. Por serem produzidas a partir de produtos naturais, elas não danificam os cabelos. Podem ser encontradas em embalagens em bastão ou potes. A fixação é média, sendo necessário reaplicar ao longo do dia.
 
Pastas
Finalizador mais pastoso e menos consistente do que os outros cosméticos, as pastas são ideais quando há necessidade de uma fixação maior. Também podem ser utilizadas para deixar os fios com aspecto mais volumosos e grossos. De aplicação fácil (normalmente, em embalagens de tubo), podem apresentar brilho.
 
Pomadas
Produzidas a partir de óleos naturais, as pomadas são os produtos mais populares entre os homens. Ideais para quem deseja criar um visual bagunçado, elas são menos fluidas e consistentes do que as ceras e pastas, garantindo um toque seco e natural aos fios. Quem tem cabelos oleosos não deve utilizar pomadas para que os fios não fiquem com aspecto de sujos ou pesados. Como elas são feitas de óleo, é importante retirá-las com xampus antirresíduos. 
 
Modo de usar
Ceras, pomadas ou pastas podem ser usadas tanto nos cabelos cacheados, crespos, como nos lisos. Existem linhas específicas de cada produto para os diferentes tipos de fios. A aplicação é a mesma para os três: coloque uma pequena quantidade na palma da mão e espalhe. Com os cabelos levemente umedecidos, aplique de trás para frente da cabeça e sempre do meio à ponta dos fios. Modele o penteado com os dedos ou pente.