Comportamento

Vaga temporária é porta de entrada para o mercado de trabalho

17/11/2015
O final de ano é uma excelente oportunidade para as pessoas que estão em busca de um novo emprego. De acordo com a Asserttem (Associação Brasileira de Trabalho Temporário), a previsão de vagas para este último trimestre de 2015 no Brasil é de 300 mil vagas. Entretanto, o cenário no País não é um dos melhores, já que houve uma redução de 20% no número de posições. Por isso, o candidato precisa estar preparado para a disputa no mercado de trabalho.
 
Organizar um currículo que chame a atenção é o primeiro passo para conquistar o tão sonhado emprego. De acordo com o coach de carreira da Soar Desenvolvimento Humano Allan Lopes, é importante analisar se você possui todos os requisitos solicitados pela vaga como, por exemplo, formação acadêmica mínima e experiência na função.
 
“É necessário avaliar também se as suas habilidades comportamentais estão alinhadas aquelas solicitadas pela vaga. O comércio, devido às demandas de Natal, oferece vagas, por exemplo, para vendedores. Caso o candidato possua uma comunicação problemática, esta posição não lhe trará sucesso profissional. Se for selecionado para uma vaga desalinhada ao seu perfil, além de não conseguir impressionar a empresa com seu desempenho, o empregado poderá ficar mal visto, o que dificultará ainda mais futuras contratações”, explica o coach.
 
O processo seletivo das vagas temporárias é mais simples, mas não significa que você pode relaxar. Cuidar da imagem pessoal e apresentar uma comunicação transparente com o avaliador são passos imprescindíveis para o sucesso.
 
“A primeira impressão é a que fica. Então, um detalhe pode ser decisivo na contratação. Responder tudo o que for questionado de forma honesta é a recomendação mais importante nesta fase. Ao sermos sinceros, mantemos nosso nível de ansiedade baixo, facilitando nosso discurso e gerando uma boa impressão junto ao recrutador”, comenta Lopes.
 
E quando o tão concorrido emprego é alcançado, o novo empregado deve tomar cuidado para não cometer o principal deslize: acomodação. Isto pode acontecer logo após a contratação, quando o objetivo foi alcançado e se sente aquela sensação de missão cumprida.
 
“São nos primeiros dias no emprego dentro da empresa que sua imagem como profissional é construída. Por isso, deve-se evitar ao máximo se acomodar. Dedicação, sair da zona de conforto e manter o foco em desenvolver um bom trabalho são atitudes que tornam o candidato capaz de transformar uma vaga temporária em uma porta para uma carreira de grande sucesso”, finaliza o profissional.
 
A Soar Desenvolvimento Humano está localizada na Av. Conselheiro Nébias, 754, conjunto 601. Outras informações pelo telefone (13) 3012-0134. Site: http://www.soar.net.br/Consultoria-em-RH/.