Notícias

Novembro Azul: campanha segue até segunda-feira conscientizando sobre o câncer de próstata

25/11/2015
A Campanha Novembro Azul segue até segunda-feira (30), visando chamar a atenção para a importância da prevenção e do diagnóstico precoce do câncer de próstata. Do início do mês até o último dia 19, a Secretaria de Saúde já coletou 838 exames de dosagem de PSA nas policlínicas, utilizado para a detecção da doença, de 1.102 solicitados. 

Homens a partir dos 45 anos podem procurar a unidade de referência de sua residência e agendar a coleta de sangue para o exame. Pacientes cujo resultado for acima de 4ng/ml terão prioridade na consulta com clínico e encaminhamento para urologista em um dos Ambulatórios de Especialidades do Município, para investigação do caso.
 
Agentes
Os agentes comunitários de saúde também enfatizam a importância do exame aos homens que fazem parte do público-alvo em suas visitas domiciliares. É importante ressaltar que somente a dosagem alterada do PSA não fecha diagnóstico para o câncer de próstata, mas em muitos casos é um indício da doença. Na campanha do ano passado, 904 exames foram realizados apenas em novembro.

O câncer de próstata pode ser diagnosticado por meio de exame físico (toque retal) e laboratorial (dosagem do PSA). Os fatores de risco incluem idade avançada, histórico familiar da doença, fatores hormonais e ambientais e certos hábitos alimentares (dieta rica em gorduras e pobre em verduras, vegetais e frutas), sedentarismo e excesso de peso.