Notícias

Projeto Cidadão oferece prêmios aos vencedores

05/12/2015
*Juliana Marcello

Chegou ao fim mais uma edição do Projeto Cidadão, cujo tema foi “Trabalho infantil, nem brincando”. A cerimônia de encerramento aconteceu na manhã de terça-feira (1º), na UME Lourdes Ortiz, no bairro da Aparecida, e contou com a presença de alunos, familiares, educadores, secretários municipais e do prefeito de Santos, Paulo Alexandre Barbosa.


Desenvolvido há 11 anos pelo Jornal da Orla, em parceria com a Prefeitura de Santos, o projeto tem por objetivo estimular os alunos da rede municipal de ensino a desenvolver ações em defesa da cidadania. 

Nesta edição, 14 escolas da rede de ensino de Santos participaram do projeto, enviando quase 600 trabalhos entre desenhos e frases. Os primeiros lugares das categorias levaram para casa uma bicicleta e os demais receberam uma premiação especial, além de placas e medalhas.

A diretora da UME Lourdes Ortiz, Márcia Cristina de Oliveira, explicou que para trabalhar um tema tão importante quanto a exploração do trabalho infantil foi preciso muito cuidado por parte dos educadores. “O debate passou por todas as nuances do trabalho infantil, os permitidos e os não permitidos. E mostrou para eles que só devem trabalhar quando tiverem condições e formação para isso”.
 
Mensagem
A frase “Brincar, estudar, crescer e viver. Trabalhar só quando crescer”, de Gabriel Martins Santana, da UME José Carlos de Azevedo Júnior, foi a grande vencedora no quesito. Segundo ele, a notícia da vitória na competição gerou muita surpresa e felicidade.

“Nós estávamos na classe e a professora foi explicando sobre o trabalho infantil e ela falou para cada um fazer cinco frases para competir. Quando ligaram na minha casa e falaram que eu ganhei,  fiquei muito feliz; não achava que iria ganhar.”

Com muita simplicidade e comprometimento de gente grande, o vencedor da categoria desenho, Bruno Tenório, da UME Dino Bueno, diz que a experiência trocada em sala de aula fez a diferença na hora da criação do desenho.

“Eu tirei inspiração do que a professora falou, ela é muito participativa, ela gosta de explicar as coisas bem. Nós contamos se temos algum caso na família ou alguma pessoa que a gente conheça.Vamos trocando experiências, eu acho bem legal.”
 
Realidade
De acordo com a secretária de Assistência Social de Santos, Rosana Russo, a predominância de crianças em situação de exploração é uma realidade no município. Ela destaca que locais como a entrada da Cidade, a Avenida Nossa Senhora de Fátima, o Centro Histórico e a região do Gonzaga são alguns dos pontos fiscalizados pela Prefeitura.

“Na região do Gonzaga, nós vemos uma predominância de 100% de crianças que vêm de outros municípios e ficam pedindo esmola, fazendo malabares. Santos é um polo metropolitano e as pessoas têm a tendência de dar esmola. O nosso trabalho é identificar essas crianças, suas famílias e trabalhar de forma conjunta.” 

O prefeito de Santos, Paulo Alexandre Barbosa, afirma estar muito feliz com a dedicação dos alunos  e educadores. Segundo ele, o mais importante nessa fase da vida é que as crianças tenham foco em aprender, brincar e viver.

“As crianças são os melhores multiplicadores, os melhores e maiores. Elas difundem tudo que aprendem na escola, em casa com a família, com os amigos, no bairro. Enfim, são agentes multiplicadores fundamentais. Quanto mais crianças nós conscientizarmos de prevenir, de combater o trabalho infantil, certamente vamos viver numa sociedade melhor”.

Confira o especial sobre o Projeto Cidadão no Jornal da Orla na TV: