Navios chr38 Cia

Costa Diadema

21/12/2015
CONFIRA A GALERIA DE FOTOS:

A companhia

Hoje parte do grupo Carnival, a Costa Crociere é uma das mais tradicionais companhias de cruzeiro do mundo. Fundada e baseada na Itália, a empresa possui mais de 150 anos de história, desde seu começo como produtora de azeite. No final dos anos 40, passou a atuar na navegação, transportando seu produto, e também passageiros. Com a imigração, que estava então em voga, passou a focar no transporte de passageiros e ampliou suas linhas, atuando em boa parte do mundo. A principal, no entanto, que foi operada até 1982, era a que ligava à Italia ao Brasil. Com problemas financeiros, a companhia foi comprada pela Carnival Corporation em 1999. Ainda em formação, a Carnival Corporation, hoje o maior conglomerado de companhias de cruzeiro do mundo, estava então em formação e viu na empresa italiana uma forma de aumentar sua presença na Europa. 
 
Hoje, com uma frota de 15 navios, a maior parte inaugurada depois de 1999, realiza apenas cruzeiros. Seus principais mercados são a Europa como um todo, a América do Sul e a Ásia (principalmente a China, onde começou a atuar em 2016 e hoje opera 4 navios). 
 
O navio
Maior e mais novo navio da frota da Costa Crociere, o Costa Diadema é também o maior navio da história a possuir bandeira italiana e um dos maiores já construídos no país europeu. Pertence a uma classe chamada Dream, e possui três navios da frota da Carnival Cruise Line, a matriz da Costa. Na companhia italiana, foi o primeiro da classe, e o também o último, já que a companhia decidiu seguir ampliando a frota com navios maiores (que terão capacidade para até 6,600 passageiros cada!). Assim, é um navio de características exclusivas e únicas na frota italiana. 
 
Inaugurado em novembro de 2014 foi construído pelo estaleiro Fincantieri de Marghera, na Itália. Do estaleiro, que fica na área industrial de Veneza, foi a Trieste, onde foi batizado por sua madrinha, uma agente de viagens italiana escolhida em um concurso. Em Trieste, iniciou seu cruzeiro inaugural com destino a Gênova, porto que foi a casa da Costa na maior parte de sua história, e é seu registro. Com 134 mil toneladas, e capacidade para até 4,974 passageiros, é um dos maiores navios a operar na Europa, e o maior navio de passageiros com bandeira italiana na história. 
 
Os roteiros
Apelidado de “Rainha do Mediterrâneo”, o Costa Diadema navega durante todo o ano na Europa. Desde que foi inaugurado em novembro de 2014, realiza um roteiro semelhante de uma semana pelo Mar Mediterrâneo. O ponto de partida da viagem, que visita três países, é o porto de Savona, no norte da Itália. Entretanto, é possível embarcar em todos os portos visitados durante a semana. Na Itália, além de Savona, o navio visita Civitavecchia, porto que fica próximo à capital da Roma, e o porto de La Spezia, que é ponto de entrada para outras regiões do país europeu (como Florença e Pisa). 
 
Além da Itália, o cruzeiro passa por Espanha e França. No primeiro, são dois portos visitados, o da capital catalã, Barcelona, e o de Palma de Mallorca, nas Ilhas Baleares. Na França, a cidade visitada é Marselha, segunda maior cidade do país, e capital da região da Provença. Com alguma variação nos portos de escala, esse roteiro será realizado pelo navio até, pelo menos, abril de 2017. 
 
Culinária e entretenimento
Mais moderno que seus companheiros de frota, possui sete restaurantes, sendo quatro de especialidade, além de uma sorveteria completa, uma cervejaria que produz a própria cerveja, e um Wine Bar. No quesito culinária, um diferencial em relação aos outros navios da companhia é a flexbilidade. Seguindo uma tendência da indústria dos cruzeiros, o navio oferece a seu passageiro a opção de jantar em um restaurante à la carte que não possui turnos fixos. Tradicionalmente, em navios de cruzeiro, os passageiros escolhem no começo da viagem entre dois horários fixos para jantar durante toda a viagem no restaurante à la carte. No Diadema, além das duas opções mais tradicionais, o passageiro pode escolher uma terceira, o restaurante Corona Blu. Nesta terceira opção, o hóspede tem a liberdade de chegar para jantar a qualquer momento em uma faixa horário pré-definida (normalmente das 19h às 21h30). 
 
Uma grande inovação do navio é a promenade externa do deck 5 Eldorado. Batizada de Terazza, o espaço que circunda o navio de ponta a ponta, permitiu a criação de áreas externas próximas ao mar para bares e restaurantes. Nessa área, estão disponíveis até mesmo jacuzzis e espreguiçadeiras para quem busca uma alternativa ao deck da piscina tradicional e movimentado. O Samsara Spa, implantado pela Costa há alguns anos, mas já tradicional, foi reinventado, e agora possui um lido externo, além de mais saunas e duchas aromáticas. Atrações disponíveis nos Spas de outros navios como a piscina de  talassoterapia e o jardim de inverno também estão presentes no Diadema. Assim como o Samsara, outras atrações típicas dos navios foram reinventadas no Diadema, como a casa noturna, que ganhou um segundo andar e uma área externa para fumantes. O Costa Diadema também conta com duas piscinas (sendo uma totalmente coberta), aproximadamente uma dúzia de bares, casino, teatro, lojas, entre outros. 
 
Acomodações
Há alguns anos a Costa optou por simplificar a forma como as acomodações a bordo são classificadas. Com uma nova filosofia de venda de cabines, as dezenas de categorias de cabine que anteriormente eram comuns foram reduzidas a apenas quatro. As mais básicas são as cabines Classic, que são também mais baratas. Estas cabines possuem todo o oferecido normalmente por um cruzeiro na Costa, mas estão localizadas nos decks mais baixos do navio e em suas extremidades, áreas que são mais distantes dos elevadores, por exemplo. A categoria seguinte é a Premium, que são melhor localizadas e são, em geral, maiores. Além de todos os serviços básicos, quem se hospeda nestas cabines também tem direito a serviço de quarto gratuíto 24 horas por dia, café da manhã na cabine sem taxa adicional, 10% de desconto na reserva de um novo cruzeiro e prioridade na mudança e reserva de turno de jantar nos restaurantes a bordo. As outras duas categorias são as Suites e as cabines Samsara. Essas últimas são cabines relacionadas ao Spa, e dão acesso à área exclusiva dessa instalação.