Notícias

chr39Agora é hora de comprarchr39, alerta especialista em imóveis

28/12/2015
A despeito da crise econômica que assola o Brasil e deixa a todos inseguros para fazer novos negócios, esta pode ser uma boa hora para adquirir aquele tão sonhado imóvel. Se a intenção é comprar um apartamento ou casa de alto padrão, então, melhor ainda.

Isso é o que garante o especialista em assessoria imobiliária Diego Franco, proprietário da Exper – Expertise em Negócios Imobiliários, de Santos.

“Pela experiência que estamos tendo, percebemos que o mercado de imóveis considerados de luxo está sendo o menos afetado pela crise pela qual passa pelo País”, garante Franco. “O momento para quem estava pensando em comprar é ótimo, pois hoje em dia muitas pessoas estão precisando de capital de giro, o que aumenta o poder de barganha do comprador”.

De acordo com o proprietário da Exper, atualmente, o mercado está repleto de imóveis à venda e, devido a isso, está sendo utilizada a permuta na hora da compra.

“Embora mais complexa que a compra à vista ou por financiamento, por se tratar na verdade de duas negociações, a permuta está sendo a solução de muitos para capitalizar mais rapidamente ou adquirir seu novo bem com mais agilidade, sem depender do tempo de venda do seu próprio imóvel”, explica Franco.

O especialista em assessoria imobiliária diz ter percebido um aumento no número de negociações sem financiamento nos últimos meses. Os motivos, na avaliação dele, são as mudanças nas regras de empréstimo, que diminuiu o percentual a ser emprestado, e o reajuste das taxas cobradas.

“Apesar disso, as taxas continuam sendo as melhores em comparação a qualquer outra forma de requerer capital com uma instituição financeira”, adverte Franco. “Mas acredito que as pessoas estão evitando entrar em parcelamentos por receio de como a economia do País irá reagir nos próximos anos”.

Alto padrão
Tamanho não é documento. A velha máxima vale também para o mercado imobiliário quando se pensa nas características de um imóvel de alto padrão ou de luxo e também no que determina seu valor.

Conforme o especialista em assessoria imobiliária, existem diversas características que influenciam o valor de um imóvel. “Há imóveis de luxo, com moradores selecionados, que foram construídos alguns anos atrás e não possuem características valorizadas atualmente, como lazer no condomínio e varanda gourmet. Mas possuem metragens exorbitantes, de 200 a 600 metros quadrados, e não podemos desconsiderar seu valor como um imóvel de luxo”.

Franco lembra ainda que o que determina o valor de algo é a velha regra de mercado de oferta e procura. “E, hoje, o nível de ofertas é maior que o de procura, seja ele de luxo ou não, e isso faz com que os valores oscilem bastante devido às necessidades de cada vendedor. E isso também aumenta o poder de barganha de quem está comprando”.

Na comparação entre casas e apartamentos, as primeiras aparecem com preços mais em conta. “Isso devido, novamente, à procura, que não está com tanta força quanto cerca de quatro ou cinco anos atrás”.

Quanto às características que tornam um imóvel alto padrão, são diversas, segundo Franco. “Tamanho, proximidade com a praia, área de lazer, vagas demarcadas na garagem, portaria, privacidade e infraestrutura de segurança são características a serem consideradas. E, quanto mais dessas características o imóvel, tiver maior seu padrão”.

Um ou dois
Com a redução das áreas disponíveis para construção e também a diminuição do número de membros da unidade familiar, construtoras têm investido em torres com apartamentos de um ou dois dormitórios considerados de alto padrão.

“Hoje em dia, as necessidades mudaram. As pessoas se casam mais tarde, constroem família mais tarde e, inversamente, a isso, começam a conquistar seu patrimônio e maiores rendas mais cedo”, destaca o proprietário da Exper. “Com isso, muitas unidades de um e dois dormitórios, por exemplo, foram construídas, e podemos sim considerar muitas delas de alto padrão”.

O “luxo” de um apartamento de 50 metros quadrados, por exemplo, pode ser explicado por características como área de lazer completa, varanda gourmet, proximidade da praia e localização privilegiada. “Essas unidades de um e dois dormitórios foram as que mais tiveram valorização nos últimos tempos”, ressalta Franco.

Em Santos, devido à redução das áreas disponíveis, as construtoras têm migrado para bairros antes considerados populares e erguido torres com unidades de alto padrão. Apesar disso, Boqueirão e Gonzaga continuam sendo os preferidos e com maior número desses imóveis.

Auxílio profissional
Com o aumento da oferta de imóveis para venda, apesar de ficar mais fácil fechar o negócio, o comprador também acaba perdendo mais tempo na busca do apartamento ou da casa dos sonhos.

Nessas horas, contar com o auxílio de um profissional, como um assessor imobiliário, ajuda a encurtar o tempo de procura. E, com isso, diminuir a ansiedade e o risco de perder o negócio.

“Temos expertise em encontrar as unidades certas dentro de cada perfil, algo além de informações sobre anúncios”, destaca Franco. “Com isso, conseguimos maximizar o que cada dia torna-se mais valioso: o tempo dos clientes”.

Após conhecer o cliente e traçar seu perfil, a assessoria imobiliária faz uma análise das necessidades do comprador e sai em busca do imóvel que irá atendê-lo.

“Hoje, não vale a pena perder horas importantes do seu trabalho ou de estar com a sua família para ficar na internet vendo fotos mal tiradas, informações erradas e imóveis que já foram vendidos”, explica Franco.

“Enviamos acompanhamento dos atendimentos, feedbacks estratégicos de posicionamento no mercado e retorno de visitas”, detalha o especialista em assessoria imobiliária. “A equipe da Exper é formada por pessoas com Ensino Superior  e que trabalham em conjunto, a fim de buscar soluções e qualidade de vida para seus clientes”.