Beleza

Lipocavitação para gordura localizada

06/02/2016
Um dos tratamentos mais procurados nas clínicas de estética, a Lipocavitação, é a promessa para combater a gordura localizada, diminuir medidas e modelar o corpo. Pode ser aplicada em diversas partes do corpo: quadris, flancos, abdome, braços, coxas e outras, reduzindo até 80% da gordura. Saiba como funciona esse “milagroso” procedimento. 
 
O que é?
É o mecanismo pelo qual alguns tipos de ultrassom destroem as células de gordura. “O aparelho causa microbolhas nessas células (adipócitos). Por causa da pressão dessas microbolhas ocorre a ruptura da membrana do adipócito, liberando a gordura para corrente sanguínea para que a mesma seja queimada”, explica a fisioterapeuta com especialização em dermato-funcional, Vivian Sampaio, da Zán Estética. Esta gordura se divide em outras duas substâncias: ácidos graxos livres (aproveitados como energia pelo corpo) e glicerol (eliminado naturalmente pelo organismo). Cada sessão de Lipocavitação dura, em média, de 15 a 20 minutos.

Não substitui a lipoaspiração
“É uma técnica muito eficaz para quem quer fugir da cirurgia. Não substitui a Lipoaspiração, pois necessita da participação ativa da paciente com a prática de atividade física para se obter o resultado esperado. Já com a cirurgia, as células de gordura são “arrancadas” com um instrumento chamado cânula”, diz Vivian. Um benefício da Lipocavitação em relação à Lipoaspiração é a ausência de efeitos colaterais como inchaço, dor ou hematomas, muito presentes no pós da lipoaspiração. 

 
Quem pode fazer o tratamento?
Não é um tratamento para perda de peso, ou seja, não é indicado para casos de obesidade. É indicada para quem está no peso ideal, que tenha um sobrepeso leve ou focos de gordura. Gestantes e portadoras de marca-passo não devem fazer. “O paciente não pode ter colesterol alto nem problema de fígado, para que não aumente os níveis de gordura no organismo”, alerta a Pamela Bomtempo, que também é fisioterapeuta especialista na área.
 
Drenagem linfática e exercícios físicos depois?
A drenagem linfática ajuda a potencializar o efeito. Os pacotes de Lipocavitação incluem drenagem manual ou mecânica. Alguns médicos também adicionam a endermologia (uma massagem feita a vácuo) ao combo. Quanto aos exercícios, é importante fazer, pelo menos, uma caminhada de 30 minutos, três vezes por semana para queimar a energia liberada quando a célula de gordura é rompida. “Os resultados aparecem a partir da quinta sessão, caso o paciente tenha alimentação balanceada e faça atividade física”, diz Pamela.

 
Serviço:
Zán Estética: Rua Napoleão Laureano, 9, sala 15, Marapé. Tels.: 981256778 ou 991213678