Destinos no Exterior

New Orleans, a capital do jazz

13/02/2016
Capital mundial do jazz, a alegre cidade do estado da Louisiana, no sul dos Estados Unidos, é conhecida pelo seu legado multicultural – mistura de referências culturais francesas, espanholas, africanas e caribenhas -, pela sua exclusiva culinária e pela música que vibra em cada esquina. É provavelmente a cidade americana com menos cara de Estados Unidos, uma das poucas do país onde o consumo de bebida alcoólica é liberado nas ruas, onde a diversão não tem hora, não tem idade e não tem limites.
 
Diversão não tem hora
French Quarter é o bairro central mais antigo, badalado e turístico de New Orleans. É lá que fica a famosa Bourbon Street, onde dia e noite a música e a bebida não param. Os quarteirões próximos a ela reúnem alguns dos bares mais tradicionais de jazz, já que a cidade é considerada o berço do ritmo, apesar de se ouvir de tudo naqueles lados. Por lá está também a catedral católica em atividade mais antiga dos Estados Unidos, além de museus e lojas. 
 
Diferente de outros destinos americanos, a cidade não respira compras, mas algumas redes famosas se estendem pela Decatur Street. Este também é o endereço do French Market, o mais antigo mercado público dos Estados Unidos, fundado em 1791. Uma espécie de mercado de pulgas, ótimo para comprar lembrancinhas e experimentar as delicias das comidas típicas.
 
Entre outros atrativos que merecem ser visitados estão o estádio Mercedes-Benz Superdome, que já recebeu mais de uma vez a decisão do Super Bowl, o Museu Nacional da Segunda Guerra e o Garden District.
 
Arquitetura singular – Os casarões coloniais com varandas dominam a paisagem na área central de New Orleans. A arquitetura preservada, seja no estilo francês (com casas de madeira) ou espanhol (em tijolos), já serviu de cenário para filmes como O Curioso Caso de Benjamin Button,  O Dossiê Pelicano, O Júri, entre outros.
 
Terra de festivais – New Orleans é um destino turístico internacional mundialmente famoso como centro musical e palco de muitos festivais. Músicos afro-americanos da cidade tiveram fundamental importância na formação do jazz. Ali nasceu um estilo distintivo de rhythm and blues que muito contribuiria para o surgimento e o crescimento da popularidade do rock and roll. Além disso, as áreas rurais próximas à cidade são casa da música cajun, da música zydeco e dos blues. O maior dos vários festivais musicais da cidade e um dos maiores do país é o  Jazz Fest, que, apesar do nome, oferece uma grande variedade de ritmos musicais.
 
História – New Orleans foi fundada em 1718 por exploradores franceses; depois, em 1763, sob os termos do Tratado de Paris, passou para o domínio dos espanhóis até ser incorporada ao território americano em 1803. Por ali também desembarcaram navios negreiros com mão de obra escrava e caribenhos, o que explica a riqueza e a mistura cultural. A cidade viveu dois grandes incêndios: um deles, em 1788, destruiu mais de 850 estruturas. Em 1795, quando a cidade ainda estava sendo reconstruída, um novo incêndio ocorreu, destruindo cerca de 200 estruturas.