Notícias

Endometriose é uma das causas de infertilidade feminina

13/02/2016
Considerada uma das principais causas de infertilidade feminina da atualidade, atingindo cerca de 30% a 50% das pacientes, a endometriose já acomete mais de 176 milhões de mulheres no mundo, sendo seis milhões só no Brasil. Pesquisas sugerem que em 51% dos casos há fatores genéticos envolvidos. Além disso, acredita-se que o padrão de vida feminino atual, como engravidar mais tarde, ter menos filhos e se submeter a um maior nível de estresse, pode influenciar o surgimento da doença.
 
O maior desafio ainda é identificar os sintomas. Silenciosos, eles podem ser facilmente confundidos com outras doenças ginecológicas e tendem a evoluir de forma progressiva a cada ciclo. De acordo com o ginecologista e obstetra do HCor, Francis Helber, as causas da doença ainda não são totalmente esclarecidas. “Há diversas teorias que tentam explicar a origem da endometriose. Uma delas é o fator imunológico, ou seja, alterações da imunidade celular nas mulheres, motivadas pelo estresse, podem desencadear a doença”, explica.
 
Identificar e tratar
A boa notícia é que, com o avanço das pesquisas e a melhora progressiva da qualidade dos exames, a doença pode ser diagnosticada e tratada precocemente. Para isso, diante do menor sintoma que possa sugerir a doença, como dor durante relações sexuais, cólicas crônicas, que podem ocorrer durante todo o período menstrual, alterações intestinais, ou ainda dores contínuas na barriga independente do período menstrual, é fundamental buscar orientação médica.