Notícias

Monte uma adega em casa

13/02/2016
Motivos não faltam para apreciar um bom vinho. Mas, além de escolher o tipo ideal para celebrar bons momentos, é preciso ter cuidado na hora de armazenar a bebida. Investir em um aparelho climatizado ou reservar um cômodo para armazenar as garrafas em condições ideais de temperatura e iluminação são boas saídas para quem quer ter a sua própria adega em casa.
 
O primeiro passo é definir o local onde a adega ficará. O local mais indicado para armazenamento de vinhos são os porões. Por serem mais frios, esses ambientes não necessitam de refrigeração. 
 
Quem mora em apartamento pode montar a adega em um cantinho da sala, por exemplo, instalando um sistema de climatização ou uma adega que já possua essa função. O ambiente não deve ter incidência de luz solar e calor, que interferem no envelhecimento do vinho. Por isso, nunca coloque a adega próxima ao fogão ou em cima da geladeira (a trepidação causada pelo motor influencia na qualidade da bebida). Manter uma temperatura constante na sua adega é importante.
 
Esses equipamentos se parecem com geladeiras, mas são específicos para a conservação bebidas fermentadas. As adegas climatizadas possuem prateleiras deslizantes em aço inox, que permitem armazenar garrafas em tamanhos diferentes. Outra vantagem é a possibilidade de controlar a temperatura em níveis diferentes e em partes específicas da adega para conservar melhor vinhos tintos, brancos e espumantes.  
 
Quem optar por criar uma adega em um cômodo, pode instalar suportes de madeira próprios para o armazenamento de garrafas. Geralmente são feitos com madeiras de lei, como peroba, cumaru, cedro ou freijó, que são as mais indicadas pela durabilidade. 
 
Aproveite para decorar o espaço ao redor de sua adega, com prateleira ou nichos para as taças, decanters e caixas de vinho.