Mundo Pet

Adoção de animais é tema de exposição

26/04/2016
Mais de 200 animais, entre cães e gatos, vivem hoje sob os cuidados da equipe da Coordenadoria de Defesa da Vida Animal (Codevida), órgão da Secretaria de Meio Ambiente (Semam). Há desde filhotes até animais idosos. Todos, sem exceção, já foram vítimas de abandono e maus-tratos. 
 
Para que esses e outros animais possam ser adotados, e para que as adoções sejam mais frequentes, a Prefeitura criou a campanha “Adoção – Mais que uma ação”, uma prova de amor. 
 
O ponto alto será uma exposição fotográfica itinerante, mostrando vários animais que foram adotados e suas histórias. Será lançada no próximo dia 27, às 18h, no Paço Municipal.
 
É o caso, por exemplo, da cadela Vida. Em fevereiro de 2014, foi espancada com uma marreta pelo ex-dono, que a atirou por cima do muro, dentro de um cemitério. Foi encontrada com anemia profunda, edema cerebral e fratura na mandíbula.
 
Assim que a história foi divulgada, gerou uma onda de solidariedade. Doações de ração e medicamentos chegaram até de outros países. Cirurgias foram feitas gratuitamente.  Seis meses após dar entrada na Codevida, foi adotada pelo comerciante Carlos Leonardo. “Ela, na época, era pele e osso. Hoje está bem e só quer brincar”, afirma Leonardo.
 
Mas, apesar dessas e outras centenas de histórias com final feliz, o abandono de animais ainda é uma realidade. E para tentar reduzir esse número, a Prefeitura atua em duas frentes: as castrações e as adoções. 
 
Apenas nos dois primeiros meses de 2016, a Codevida já realizou mais de 1,2  mil cirurgias gratuitas de castração, em mais de 20 bairros. Em 2015, o número de castrações foi recorde: 6.940 cirurgias.
 
A Prefeitura reestruturou o setor de bem-estar animal. Hoje, são dois castramóveis rodando pela Cidade, além de uma nova sede e diversos outros serviços de apoio. 
 
“Nunca se investiu tanto em bem-estar animal em Santos. Hoje, somos referência nacional”, afirma a coordenadora da Codevida, Leila Abreu.