Destinos no Exterior

Em junho, Bordeaux é a capital mundial do vinho

23/04/2016
Um bom programa para os amantes de vinho que estiverem em solo francês em junho: entre os dias 23 e 26, a cidade de Bordeaux, classificada como Patrimônio Mundial pela UNESCO, realiza a 10º edição da Festa do Vinho.
 
Este ano, 10 cidades serão as convidadas de honra do festival. Sete estão na rede de Great Wine Capitals (Melhores Capitais do Vinho): Bilbao, Cape Town, Mainz, Mendoza, Porto, San Francisco e Valparaiso. As outras três –  Hong Kong, Quebec e Brussels – ajudaram a Festa do Vinho de Bordeaux por vários anos.
 
A festa será montada em uma vila situada a 2 km do Rio Garonne, onde os visitantes terão a oportunidade de conhecer os produtores de vinho e negociantes, uma feira gastronômica aberta a produtores regionais, e variedade de entretenimento, em particular som noturno e show de luzes projetadas nas majestosas fachadas do Palais de La Bourse, seguido por fogos de artifício lançados sobre o rio. E ainda há passeios pelos vinhedos da região. 
 
Patrimônio Mundial
Bordeaux é muito conhecida pela produção de vinhos, mas a pequena cidade do sudeste da França oferece muito mais sedução aos visitantes. Suas magníficas fachadas do século XVIII fazem lembrar a arquitetura de Paris.
 
Capital da Aquitânia, uma das 22 regiões administrativas da França continental, a cidade tem 250 mil habitantes e está em uma região coalhada de vinhedos, pastos, bosques, em plena erupção cultural.
 
Boa parte das ruas do centro foi convertida em calçadões para pedestres. As margens do rio Garonne agora são um grande parque onde os moradores correm, pedalam e passeiam seus (muitos) cães, e as zonas degradadas da área ressuscitaram. Velhos armazéns se transmutaram em bares, discotecas e lojas.
 
Bordeaux seduz com seus bairros cosmopolitas e cheios de vida: as ruas estreitas do bairro de Saint-Michel, os edifícios de Mériadeck dos anos 60 e 70, são símbolos de uma cidade que soube evoluir no seu tempo sem perder sua característica e sua identidade. A cidade também conhecida por sua gastronomia e é a segunda parada dos cruzeiros franceses na costa atlântica. 
 
Um passeio aos Pirineus
A visita a Bordeaux pode incluir um final de semana nos Pirineus: após 3h de carro, chega-se às montanhas, onde tanto no verão como no inverno  se viverá muitos momentos inesquecíveis. Para quem gosta do inverno, é possível esquiar entre as montanhas cobertas de neve e descansar nos “termas” à noite. Na primavera, é possível aproveitar caminhadas em  meio à natureza  e desfrutar das flores e animais silvestres que podem ser vistos pela região.