Notícias

A retrogradação de Mercúrio

23/04/2016
A Astrologia trabalha tendo a Terra como referência, por isto utilizamos o movimento aparente dos astros em torno do nosso planeta. Um desses movimentos é a retrogradação, quando um planeta parece estar se movimentando para trás, como se estivesse em marcha a ré. No dia 28 de abril, Mercúrio, planeta indicador da comunicação, do pensar, da lógica, das trocas e das negociações, iniciará movimento retrógrado, o que irá durar até o dia 22 de maio. 
 
Por estar relacionada com um caminhar diferente do habitual, a retrogradação indica que os assuntos relacionados ao planeta não irão se desenvolver de forma normal. Isto não é novidade, pois este fato já era observado pelos astrólogos/astrônomos antigos, e eles reconheciam que, astrologicamente o planeta estaria atuando com menor efeito, enfraquecido. Numa linguagem atual, pode-se dizer que a função do astro fica mais interiorizada, com dificuldades em se exteriorizar, ele não fornece o que seria de se esperar.
 
Este fenômeno não é raro, ao contrário, ele acontece com bastante regularidade no decorrer do ano. Mercúrio costuma retrogradar a cada 116 dias, o que dá 3 vezes ao ano. Com exceção do Sol e da Lua, todos os outros astros costumam retrogradar.
 
Em termos práticos, a retrogradação de Mercúrio significa que é preciso ter mais cuidado ao assinar contratos, lidar com papéis, documentos, fazer acordos verbais, como também entrar em discussões com outras pessoas, pois estes assuntos podem sofrer atrapalhações, atrasos e também resultados inesperados. Tudo o que é relacionado com a comunicação tende a ter contratempos, aqueles mal entendidos inexplicáveis. Por afetar também os estudos, exames, provas, uma boa dica é que as pessoas se empenhem mais e não contem com a sorte. Até os meios de comunicação tendem a sofrer imprevistos como problemas na telefonia, internet e também nas estradas, aeroportos, locais de trânsito. 
 
Por outro lado, Mercúrio retrógrado pode ser direcionado para estudos que exijam concentração, revisão de projetos e textos, além de favorecer a autoanálise profunda e uma recapitulação dos nossos pensamentos. É o momento para se resolver questões que ficaram pendentes em nossa mente, e também tirarmos assuntos que já se esgotaram.
 
Orbitando…
Astrologia – A Escola Santista de Astrologia promove o Atendimento de Mapa Astrológico Kármico dia 29 de abril, o Workshop Linguagem do Corpo com a escritora Cristina Cairo no dia 7 de maio. E ainda, curso de Previsões Astrológicas, Tarot, Baralho Cigano, e no dia 12, a excursão para o Fenômeno do Algodão. Infs.: (13) 3284-9714 e 3394-9714.
 
Estrelando – O colunista George Jorge, apresentador do Programa Estrelando/Jornal da Orla na TV, entrevista o psicanalista Dr. Hélio Ribeiro que fala sobre “Tristeza, Luto e Melancolia (parte 01)” . O programa vai ao ar pela Santa Cecília TV, TVCOM, pelo site do Jornal da Orla e através do Facebook PGM ESTRELANDO.
 
Fronteiras – Jadir Albino entrevista o prof. e doutor João Carlos Candido da Costa , ao vivo, que vai falar sobre Saúde, Corpo e Alma no Programa Fronteiras da Ciência, na Santa Cecília TV, domingo, às 19h, ao vivo, com reapresentação no sábado, às 21h.
 
Arte de Viver – “Bruxismo e Disfunção Temporomandibular” com o cirurgião Dr. Alessandro Silva é o tema do Programa Arte de Viver, apresentado por Mônica de Lima Azevedo, domingo às 20h e reapresentação sábado às 20h30.