Destinos no Exterior

O realismo mágico da Colômbia

30/04/2016
Na Colômbia, 17 municípios são conhecidos como a rede de povoados patrimoniais, representando um espaço único na origem da cultura colombiana, em razão da sua riqueza ancestral e de sua beleza arquitetônica colonial. Fazem parte destas regiões os povoados de Barichara e San Juan Giron, no estado de Santander, e Boyacá, na província de Villa de Leyva.
 
São regiões que oferecem muitas atrações para os amantes da cultura e da história colombiana, onde se pode admirar as ruas construídas com paralelepípedos e a arquitetura colonial, com pátios, varandas e igrejas seculares. O cenário é complementado pela saborosa gastronomia.
 
San Juan Giron – É destino para turistas que desejam conhecer a história dos tempos coloniais e experimentar requintadas delícias culinárias. Fundada em 1631, a cidade é um dos grandes monumentos nacionais preservados da Colômbia, com edifícios que datam dos séculos XVI, XVII e XVIII. A região se destaca por sua gastronomia diferenciada, onde são preparados pratos como bode cozido, ou bebidas como a chicha, preparada com milho e de origem ancestral. O objetivo é oferecer aos turistas uma experiência sensorial e saborosa também.
 
Barichara – Localizada no leste do país, a cidade de Barichara, cujo nome tem sua origem na língua dos Guanes, povos antigos da região, e significa “lugar de descanso”, possui arquitetura colonial e pedras cuidadosamente trabalhadas. A cidade é uma escolha perfeita para quem deseja ficar longe das grandes capitais e se acomodar em áreas rurais e pacíficas. É considerado um dos municípios mais belos da Colômbia. Nas escolas oficinas, os viajantes podem aprender a manipular cerâmica e pedra e a cozinhar, além de desfrutar de eventos culturais locais como o Festival de Cinema Verde, realizado anualmente em setembro.
 
Boyacá – Localizada em Villa de Leyva, Boyacá está a 177 km ao norte de Bogotá e é uma das cidades-museu do país. Possui sítios arqueológicos onde é possível encontrar fósseis de espécies como o kronosaurus, que vivia na região há mais 110 milhões de anos. Na região é possível visitar ainda o lugar onde foram redigidas as primeiras leis da Colômbia como república, após a independência da Espanha. Villa de Leyva tem uma das maiores praças da América, com cerca de 14 mil m² e onde são realizados festivais culturais durante o ano inteiro, como o Festival do Vento e dos Cometas, o Festival Astronômico e o Festival Intern