Notícias

Cubatão faz exames para detectar câncer de boca em idosos

02/05/2016
Mesmo quem não tem sequer um dente na boca deve procurar o dentista regularmente. Isso porque uma dentadura mal fixada pode provocar ferimentos na gengiva, bochecha ou língua. Caso essas lesões não sejam examinadas e tratadas por um profissional, há risco de evolução para um câncer. O alerta foi feito pela dentista Diva Maria de Mello Pires, que no sábado (30) participou do mutirão para diagnóstico do câncer bucal na Unidade Básica de Saúde (UBS) Juvêncio Pereira de Souza, na Vila Nova.
 
Em ação conjunta ao Dia D de vacinação contra a gripe, a Secretaria de Saúde manteve de plantão dentistas nos postos para fazer exames bucais gratuitos nos idosos. “Há quem têm lesão na boca há anos e não se preocupa em verificar o que realmente pode ser aquele ferimento”, comentou Diva Pires, frisando que uma vez constatada a suspeita, o paciente é encaminhado ao Serviço de Estomatologia mantido pela Prefeitura. “Infelizmente todos os anos detectamos casos de câncer bucal”.
 
Geralmente a lesão surge como uma simples afta. Ou, então, no formato de uma placa branca que, mesmo friccionada, não sai. “Se após dez dias o problema persistir, o portador deve considerar esse sintoma como sinal de alerta”, informa o dentista estomatologista José Narciso Rosa Assunção Junior. “A lesão pode ser um indicativo de doença mais grave, câncer, principalmente se a pessoa for fumante”.
 
Assunção Junior destacou que somente este ano devem ser diagnosticados no País 15 mil novos casos de câncer de boca, sendo cerca de 11 mil em homens e 4 mil em mulheres. “Por ano, ocorrem no mundo 5 milhões de mortes por doenças provenientes do vício do cigarro”. Nos países não-desenvolvidos, os cânceres de boca estão entre os três mais comuns. No Brasil, trata-se do quinto em incidência. E o mais grave: 80% dos tumores são diagnosticados em estágio já avançado.
 
Em Cubatão, o usuário da rede pública deve procurar o Centro de Especialidades Odontológicas (CEO), na Avenida Pedro José Cardoso, 567, na Vila Paulista. “Uma vez confirmado o diagnóstico no Serviço de Estomatologia, o paciente é encaminhado para tratamento na Policlínica ou no Hospital Municipal”, informou o dentista.