Santos

Estátua de Dom Quixote é inaugurada no Centro Espanhol

02/05/2016
A obra literária que eternizou o escritor espanhol Miguel de Cervantes, morto há 400 anos, Dom Quixote de La Mancha e seu fiel companheiro Sancho Pança, ganhou uma expressiva homenagem em um local que é referência para cultura espanhola em Santos e até no País, o Centro Espanhol de Santos. Na noite de sábado (30), na sede da instituição, foi inaugurada a maior estátua de Quixote fora da Espanha.
 
Em resina e com seis metros de altura, o monumento foi feito pelo artista espanhol radicado em Santos Luís Garcia Jorge, que levou dois anos para conceber a estátua com as duas personagens históricas. “Quero apenas agradecer a oportunidade para expressar minha gratidão à Cidade de Santos que me acolheu e me deu a chance de desenvolver minha arte”, disse Jorge, também responsável pela estátua de Cristóvão Colombo, localizada no jardim da orla.
 
A inauguração do monumento contou com a presença de autoridades, como o presidente do Centro Espanhol, Carlos Fernandez, e do cônsul geral da Espanha em São Paulo, Ricardo Martínez Vázquez, além do embaixador da Espanha no Brasil, Manuel De La Camara Hermoso.
 
“Sou muito orgulhoso por aqui em Santos ter se desenvolvido uma extraordinária comunidade espanhola, que está aqui há décadas”, disse Hermoso.
 
O prefeito de Santos, Paulo Alexandre Barbosa, também prestigiou a inauguração. “A comunidade espanhola é uma das mais representativas da nossa região e para mim é uma satisfação celebrar esses 400 anos da morte do grande Miguel de Cervantes em um local tão expressivo como é o Centro Espanhol”, enfatizou o prefeito.  
 
Apontada para a Av. Ana Costa, a obra em homenagem à Cervantes pode ser visitada pelo público. O Centro Espanhol fica na avenida Ana Costa, 286, Campo Grande.