Roteiros Nacionais

Espírito Santo, estado de muitos climas

21/05/2016
No interior do estado, sua vasta formação montanhosa acolhe destinos que vão do clima mais ameno até temperaturas abaixo de zero.
 
Tá frio!
Os amantes do clima mais ameno vão gostar de conhecer a região serrana do estado. Colonizada principalmente por alemães, italianos e pomeranos, a região tem muito a oferecer muito para quem procura natureza, aconchego e tradição. Uma boa opção é conhecer o Parque Estadual da Pedra Azul, em Domingos Martins. Além de opções de trilhas, arvorismo, comidinhas deliciosas, o parque abriga o cartão-postal da serra capixaba: a Pedra Azul.
 
Também conhecida como A Doce Terra dos Colibris, Santa Teresa faz parte da Rota Caminhos do Imigrante e a diversidade cultural é uma de suas marcas. Para quem deseja curtir o friozinho da cidade vale a pena conhecer as reservas Augusto Ruschi e Santa Lúcia e o Museu de Biologia Mello Leitão. Os pássaros típicos da região e principalmente os herbários com mais de sete mil orquídeas fazem do município um grande reduto de contemplação e preservação da natureza.
 
Tá quente!
Um mergulho na Praia do Morro, em Guarapari, pode agradar os mais variados públicos. O passeio é ideal para famílias de férias, uma vez que a praia possui estrutura com ciclovias, quiosques, escadas e acessos, além de banheiros.
 
Se for para o sul do estado, não deixe de conhecer Marataízes – um balneário caracterizado pelos mais de 20 km de litoral, com lindas praias e grande número de lagoas e falésias formadas na região. Em Vila de Itaúnas fica a praia do Riacho Doce, considerada uma das praias desertas mais bonitas do país.