Esportes

Projeto Manhãs Esportivas está de volta a Santos

24/05/2016
Com o objetivo de reviver as raízes do futebol e buscar a revelação de novos craques da Baixada Santista, o Templo do Futebol, localizado na Praça Coronel Fernando Prestes, no Macuco, em Santos, resolveu trazer de volta o tradicional torneio “Manhãs Esportivas”, anteriormente organizado nas décadas de 70 e 80 pelo Santos FC e a AA Portuguesa Santista.
 
Nesta nova edição, estarão em disputa duas categorias: sub-9 (6 a 9 anos – nascidos a partir de 2007) e sub-13 (10 a 13 anos – nascidos a partir de 2003) com seis equipes em cada categoria, jogando entre si em turno e returno, sempre nas manhãs de domingo, das 8h às 13h a partir do dia 26 de junho. “Iremos preservar alguns dos pontos históricos do torneio. Por exemplo, cada time, sorteado pela organização, receberá o nome de um patrocinador ou de alguma empresa, que poderá ser como em outrora, pertencente a algum pai de atleta”, explica o organizador do evento, Carlos Júlio Pierin.
 
Filho do lendário ex-goleiro do Santos FC, Lalá, o responsável pelo relançamento do projeto relembra de momentos inesquecíveis do qual participou durante a disputa de várias edições do torneio. “Lembro-me que os treinadores de vários times eram os próprios pais, sendo que alguns times buscavam reforços de peso ao longo do certame, pois era permitida a inscrição do atleta e a definição da equipe em que ele participaria. Isso também será permitido desta vez”, ressalta o organizador.
 
Para se inscrever, basta preencher a ficha no Templo do Futebol e obter a assinatura do pai ou responsável, além do pagamento da mensalidade de 40 reais. As equipes serão sorteadas após o encerramento das inscrições até o dia 17 de junho. Posteriormente, tanto a tabela de jogos e horários das rodadas, assim como as equipes formadas e inscritas serão divulgadas por meio do site do local – www.templodofutebol.net.br ou pelo e-mail cadastrado dos atletas.
 
Após o sorteio das equipes, o período de inscrições retornará até o dia 24 de junho, permitindo a inscrição de novos atletas que serão automaticamente alocadas nas equipes. Para confirmar a inscrição dos times será necessária a cópia do RG ou certidão de nascimento autenticada dos atletas, ficha de inscrição assinada pelo responsável, copia de documento de matricula escolar (carteiras ou boletos) e atestado médico.
 
História
Quem nasceu na década de 70 e gostava de futebol, certamente irá lembrar-se de tê-lo acompanhado ou já ter jogado o tradicional Torneio Manhãs Esportivas. Originariamente organizado pelo Santos FC e, posteriormente, pela AA Portuguesa Santista, a competição teve como base o surgimento de talentos que nasciam naturalmente, tais como: Pita, Sérgio Manoel e Arzul, dentre outros. 
 
Outro ponto forte do torneio foi às amizades construídas e perpetuadas até os dias de hoje, onde muitos dos pais atuais foram atletas da competição. “O ambiente era extremamente competitivo, contudo de muito respeito e amizade, não apenas entre os atletas, como também da família dos jogadores. E é justamente isso que desejamos: resgatar essa prática que estava perdida, mas que, todavia, nunca mais saiu da nossa lembrança”, diz Carlos Júlio Pierin.
 
Para incentivar o torneio atual, durante as rodadas haverá a gravação de um programa de TV que será veiculado no canal do youtube do local e que terá participação de atletas, técnicos e organizadores, além da participação especial de ex-jogadores de futebol dos clubes da Baixada Santista.
 
Serviço – Manhãs Esportivas no Templo do Futebol
Endereço: Rua Coronel Fernando Prestes, 34/36, Macuco, Santos
Dia e horário: sempre aos domingos, das 8 às 13h
Categorias: sub-9 e sub-13
Inscrições: até o dia 17 de junho – diretamente na secretaria do Templo do Futebol;
Início: 26 de junho;
Telefone: (13) 97415-2195 (Márcio).