Notícias

Guarujá vai adotar sistema contraceptivo para mulheres em vulnerabilidade social

24/05/2016
A Prefeitura de Guarujá vai adotar um sistema contraceptivo que visa incrementar a política pública de planejamento familiar. Trata-se do Implanon, um medicamento que funciona através de um implante, que é colocado no braço da paciente. Possui alta eficácia, pois previne a gravidez por até três anos. A iniciativa é da Secretaria Municipal de Saúde, em uma parceria com o Laboratório MSD.
 
A ação será desenvolvida em caráter experimental, a partir do próximo mês, em 15 mulheres que se encontram em situação de vulnerabilidade social. O foco são mulheres usuárias de drogas (principalmente de crack), HIV positivo, com distúrbios mentais, e adolescentes que já passaram pela primeira gravidez.
 
Na terça-feira (17), o Implanon foi apresentado aos ginecologistas da rede municipal de saúde e Hospital Santo Amaro (HSA). Um deles é o ginecologista obstetra Paulo Kahol Soejima Filho, que atua na Unidade Básica de Saúde (UBS) Morrinhos. “É um procedimento bastante interessante e fundamental, pelo beneficio que vai trazer. É um investimento que, a longo prazo, trará benefícios ao Município”, comentou ele, que tem mais de 14 anos de profissão na rede.
 
A Cidade sai à frente na prevenção à gravidez em pessoas que estão em áreas de vulnerabilidade social. É o que afirma a prefeita de Guarujá, Maria Antonieta de Brito. “Há uma quantidade grande de crianças que nascem desses grupos e estão nos nossos abrigos. É algo preocupante! Essas crianças nascem muito prematuras e não resistem até o primeiro ano de vida. O Implanon vai nos permitir a redução dos índices de mortalidade infantil e materna. O objetivo é ampliarmos o método em nosso Município”, justificou a chefe do Executivo.
 
A apresentação do implante aos profissionais foi feita pela médica assistente do Departamento de Ginecologia e Obstetrícia da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto, Giordana Campos. Na ocasião, ela expôs os benefícios e efeitos do Implanon, mostrando o Protocolo de Oferecimento e Inserção do Implante para a Rede Pública.
 
Na oportunidade, Giordana colocou dados da gravidez não planejada. “Para se ter uma ideia, no Mundo são 41%, e no Brasil são 54%. Com o Implanon, a rede vai identificar o impacto positivo na redução de aborto espontâneo, partos indesejados, além da mortalidade materna e infantil”, comentou.
 
A secretária-adjunta de Saúde, Paula Escudero, explica o investimento da Prefeitura na política de saúde pública voltada ao planejamento familiar. “A tendência é que possamos aumentar de 15 para 50 (mulheres atendidas) até o fim do ano. Nossa principal preocupação é com as usuárias de drogas. Acreditamos que a partir da segunda quinzena de junho, já começamos a implantar este método inovador em nossa rede municipal de saúde”.
 
Implanon
É um método contraceptivo que possui cerca de 4 centímetros e de rápida inserção (30 segundos). Bloqueia a ovulação e fecundação dos espermatozoides. Fica posicionado na área subdérmica, entre 8 a 10 centímetros da região do cotovelo. Tem efeitos adversos e um período de adaptação de seis meses. Ao ser retirado, o retorno da fertilidade é imediato, em 48 horas.