Baixada Santista

Guarujá lança editais do Aeroporto Civil e do transporte público na segunda-feira (30)

27/05/2016
Dois grandes projetos ganham forma e estão perto de se concretizarem, em Guarujá. Nesta segunda-feira (30), a prefeita Maria Antonieta de Brito lança os editais de concessão do Aeroporto Civil Metropolitano de Guarujá e do transporte público do Município. Ambos são antigos sonhos da população e visam o desenvolvimento e a melhora na qualidade de vida das pessoas. 
 
A solenidade acontece às 15 horas, no Teatro Municipal Procópio Ferreira (Avenida Dom Pedro I, 350 – Enseada). A programação tem início com uma apresentação cultural e, posteriormente, explanação sobre os dois temas. Primeiro a diretora de Trânsito e Transporte da Prefeitura, Quetlin Scalioni; e o secretário adjunto de Desenvolvimento Tecnológico e Logístico, Dário de Medeiros Lima. Eles abordarão as principais informações sobre cada concessão. Feito isso, o evento prossegue com a assinatura dos editais. 
 
Aeroporto
O edital de concessão, construção e exploração do Aeroporto Civil Metropolitano de Guarujá vai ser publicado no Diário Oficial do Município nos próximos dias. O empreendimento funcionará nas dependências da Base Aérea de Santos, situada em Guarujá, no Distrito de Vicente de Carvalho.
 
A implantação do Aeroporto é fruto de um árduo trabalho da prefeita Antonieta e trará impactos positivos, como o fomento à economia regional, além da geração de 700 empregos para a execução da obra, e mais 1.500 entre diretos e indiretos na Cidade em sua fase de operação. Neste primeiro momento, permitirá voos regionais, com rotas para Campinas, Rio de Janeiro, Belo Horizonte e Distrito Federal. A previsão inicial é 130 mil passageiros no primeiro ano, com projeção de 1 milhão, a partir do quinto ano de funcionamento. Estratégico para o País, o Aeroporto de Guarujá representa um marco no fortalecimento da Baixada Santista. 
 
Para a prefeita, a cerimônia desta segunda é a celebração de uma grande conquista para Guarujá. “É um sonho antigo, no qual valeu todos os nossos esforços junto aos órgãos competentes, para que pudéssemos ver que hoje o Aeroporto está próximo de se tornar uma realidade. Cada etapa superada representa uma vitória que não é só minha, mas de toda uma equipe que esteve engajada à frente deste grandioso projeto. Dessa forma, Guarujá conquista um futuro promissor a partir da instalação do nosso Aeroporto”.
 
Transporte público
Já com relação ao edital do transporte público, a publicação também ocorrerá no Diário Oficial nos próximos dias. Nele, estarão elencados os principais anseios da população, que deverão ser atendidos pela concessionária vencedora da licitação como, por exemplo, o aumento da frota. Hoje, o Município possui 162 veículos e que, ao fim deste novo contrato (de 15 anos), passará a dispor de um total 234 ônibus. Nos primeiros investimentos da concessão, estão previstos 35 coletivos climatizados, incluindo ainda os micro-ônibus.
 
Um maior número de coletivos terá reflexos positivos na diminuição do tempo de espera pelos usuários, que, com a nova concessão, também serão beneficiados com internet. Outra novidade é a implantação de tecnologia de ponta e a implementação de modernas tecnologias para gerenciamento do sistema.
 
“Desde que assumimos, em 2009, tivemos uma série de avanços, mas somente aqueles que o atual contrato permitia. No entanto, a nossa política tem buscado outras melhorias, pois temos uma população que precisa de um transporte público eficiente e que dê a resposta que o usuário precisa”, afirma a prefeita.
 
Guarujá foi a primeira cidade da Região a conquistar a gratuidade aos idosos a partir dos 60 anos, que é garantida por meio do Decreto Municipal 8.840, de 15 de janeiro de 2010. Além disso, ao último domingo de cada mês, acontece a Tarifa Social, com preço reduzido. Outra iniciativa importante é a concessão do Passe Livre, um cartão transporte que beneficia mais de 4 mil alunos da rede de ensino de Guarujá.