Baixada Santista

Guarujá homenageia profissionais que agiram no incêndio da Localfrio

27/05/2016
O dia 14 de janeiro de 2016 ficará marcado na história de Guarujá. Foi nesta data que teve início um incêndio que durou nas últimas 51 horas na empresa Localfrio. A fatalidade atingiu 66 contêineres e despejou um gás prejudicial à saúde na atmosfera, preocupando milhares de pessoas na Baixada Santista. Porém, apesar da situação de risco na ocasião, profissionais de diversas áreas fizeram de tudo para, de certa forma, auxiliar no combate ao incêndio. A prefeita Maria Antonieta de Brito acionou o Gabinete de Gestão de Crise e a ação contou com profissionais da Prefeitura, Defesa Civil do Estado de São Paulo, Marinha, Exército, Secretaria Estadual de Meio Ambiente, Cetesb e brigadistas das empresas do Porto, além do apoio da Base Aérea e da imprensa regional e nacional. 
 
E foi pensando em reconhecer o trabalho de cada um destes envolvidos que a Prefeitura de Guarujá realiza, nesta terça-feira (31), a partir das 19 horas, um evento para homenagear todos os profissionais que atuaram neste incidente, seja ele no combate direto às chamas, como no trabalho de bastidores e auxílio às demais atividades. O número chega a quase 600 homenageados. A iniciativa, que aconteceria no Teatro Procópio Ferreira, será realizada no mesmo quadrante, no Centro Esportivo Duque de Caxias – Tejereba (Praça Horácio Lafer, s/n – Enseada).
 
Serão lembrados, na ocasião, os trabalhadores do Corpo de Bombeiros, Polícia Militar, Civil e Ambiental, Unipas, Marinha, Aeronáutica, Exército, Capitania dos Portos, Defesa Civil Estadual, Regional e Municipal, Prefeitura de Guarujá, Cetesb, Ibama, Antaq, imprensa regional, Codesp, Fuzileiros Navais, que receberão certificados agradecendo sua dedicação e empenho no combate ao incêndio, direta ou indiretamente. 
 
Para a prefeita, a cerimônia servirá como um agradecimento de toda a Cidade pela bravura e envolvimento de todos os envolvidos. “O incêndio da Localfrio foi, sem dúvida, um dos maiores enfrentamentos da Região nos últimos anos. Graças à ação do Gabinete de Gestão de Crise, naquela ocasião, conseguimos elencar rapidamente todas as atividades que deveriam ser feitas e isso demandou muita gente envolvida nesta ação coletiva. O sucesso no combate ao incêndio e no controle de todas as ações foi graças à dedicação de cada um dos envolvidos, porque ninguém faz nada sozinho. Todos nós somos gratos por isso”, destaca a chefe do Executivo.