Notícias

A lua dos caboclos

28/05/2016
O livro “No Coração da Floresta – Vivências de um Caboclo da Amazônia”, relata as experiências de Florêncio Siqueira de Carvalho, mestre Florêncio, e retrata a rica, e muitas vezes desconhecida, cultura do homem da Amazônia. Hoje publicamos alguns trechos sobre “A Força da Lua”. O interessante é que essas mesmas observações foram feitas por outros povos em diferentes regiões do planeta, sendo um conhecimento de toda a Humanidade.
 
A Lua, para o caboclo da floresta, é considerado um dos principais astros do céu. Ela orienta a vida das pessoas, dando oportunidades para se descobrir até o que é considerado impossível. O caboclo conta 7 dias por quarto de Lua.
 
Corte de cabelo na Lua Nova – os fios crescem com mais força, e quem fizer disto um hábito evitará queda dos cabelos. Ele crescerá com mais rapidez, como um capim na terra fértil.
 
Na Lua Nova deve-se semear planta que dá em ramas: pepino, batata, melancia, maracujá, etc, se plantar nos 3 primeiros dias da fase, terá um resultado satisfatório, uma colheita abundante, o dobro do que conseguiria em outra fase.
 
A Minguante é um período ruim para o seringueiro, pois a quantidade do leite das seringueiras diminui, já que a seiva fica mais concentrada na raiz.
 
Para um bom casamento o ideal é que a cerimônia seja realizada entre a Lua Nova e a Cheia, isto traz energia positiva ao relacionamento. Algumas tribos indígenas o casamento é feito através de um juramento à Lua, e eles sempre se casam entre a Crescente e a Cheia.
 
Para tirar madeira para se fazer um barco, se não quiser que ela se rache tem que cortar na Minguante. Nessa fase, ela não “venta”, não racha de jeito nenhum.
Para quem quer escolher o sexo dos filhos: 
 
 – para ter um filho homem, engravidar nos 3 últimos dias do Quarto Crescente e nos 3 primeiros da Lua Cheia.
 
– para ter uma menina – os 3 primeiros dias da Lua Minguante e os 3 últimos da Lua Nova.
 
Na noite de Lua Cheia não se vê nenhum cardume de peixe. A melhor época de pescaria é na Nova, quando na noite o céu fica limpo sem a sua presença.
 
Cursos – A Escola Santista de Astrologia promove a excursão para o Fenômeno do Algodão. Infs.: (13) 3284-9714 e 3394-9714.
 
Estrelando – O colunista George Jorge, apresentador do Programa Estrelando/Jornal da Orla na TV, entrevista o empresário João Antonio de Oliveiros Netto e a designer de interiores Márcia Dutra que falam sobre Decoração e os 4 Elementos . O programa vai ao ar pela Santa Cecília TV, TVCOM, pelo site do Jornal da Orla e através do Facebook PGM ESTRELANDO.
 
Fronteiras – Jadir Albino entrevista os ufólogos Edison Boaventura e Josef Prado para falar sobre “Ufologia”, ao vivo, no Programa Fronteiras da Ciência, na Santa Cecília TV, domingo, às 19h, ao vivo, com reapresentação no sábado, às 21h.
 
Arte de Viver – “Saúde pública na Baixada Santista” com o psicólogo Renato Rodolfo Pastorello é o tema do Programa Arte de Viver, apresentado por Mônica de Lima Azevedo, domingo às 20h e reapresentação sábado às 20h30.