Santos

Comissão de Assuntos Cicloviários toma posse em Santos

08/06/2016
Com o objetivo de estudar e propor políticas de mobilidade por bicicleta, a Comissão de Assuntos Cicloviários (CAC) realizou a posse de seus integrantes na terça, em solenidade no Paço. Criada pelo Decreto Municipal nº 7.340 de 14 de janeiro de 2016, recebeu o nome de Clarindo Oliveira, em homenagem ao ciclista santista falecido, recordista brasileiro e sulamericano de longa distância.
 
O novo órgão reúne representantes do poder público municipal e de entidades da sociedade civil. Vai indicar normas; opinar sobre padrões de projetos, execução e utilização no sistema cicloviário; elaborar campanhas educativas; divulgar manifestações científicas e tecnológicas e as experiências de outras culturas; além de propor medidas que visem a integração do sistema cicloviário de Santos com o os de outras cidades.
 
O prefeito Paulo Alexandre Barbosa ressaltou a importância da comissão, que aproxima a sociedade civil do poder público para aperfeiçoar as questões de mobilidade. “Santos já é uma referência nacional nessa área com uma história rica construída por muitas mãos. Está em nós esse DNA e com a comissão vamos fomentar um ambiente de evolução. Em especial porque ela leva o nome do Clarindo, que era um ícone do esporte e trazia sempre uma lição de vida”.   
 
 O presidente da CET, Antonio Carlos Silva Gonçalves, ressaltou que Santos é uma cidade avançada no setor, com toda infraestrutura, já que é plana, cortada por uma malha cicloviária de 48 km e dotada com paraciclos e do sistema Bike Santos. “Pela Cidade se deslocam cerca de 35 mil ciclistas. Por isso, a importância de contar, agora, com essa comissão que reúne vários segmentos para discutirmos e aperfeiçoarmos o sistema”.
 
Comissão é constituída por representantes das secretarias de Desenvolvimento Urbano, Infraestrutura e Edificações, Esportes, Comunicação e Resultados; da CET, da Fundação Pró-Esportes e Prodesan. Da Sociedade Civil: Sesc, Pedal Noturno de Santos, Associação Paulista de Medicina (Santos), Desafio Ciclístico Santos-Iguape, Associação Brasileira de Ciclismo e Associação dos Engenheiros e Arquitetos de Santos.