Notícias

Concurso premia os melhores trabalhos

18/06/2016
Na terça-feira (14), o Jornal da Orla finalizou, com sucesso, mais uma etapa do Projeto Cidadão. A UME Maria de Lourdes Borges Bernal, no Jardim Castelo, recebeu a cerimônia para premiar os autores dos melhores desenhos e poemas sobre o tema “Cyberbullying e Cultura de Paz”. Autoridades, professores e familiares lotaram o pátio da escola para prestigiar os estudantes que se destacaram no concurso cultural. 
 
A secretária municipal da Educação, Venúzia Fernandes do Nascimento, elogiou o tema desta edição. “Eu fico muito feliz de estarmos trabalhando com nossos alunos, de forma preventiva, esse tema tão importante, que ensina um convívio harmonioso e respeitoso e também alerta os perigos que os meios virtuais podem trazer”.
 
Reforçando a importância da discussão deste tema com os estudantes, a diretora da escola, Maria Cristina dos Santos, disse que sua unidade já teve que mediar casos de cyberbullying entre os alunos. “Nós identificamos os casos através da própria reclamação do aluno e dos pais que nos procuram sem saber o que fazer. Nós orientamos e, quando conseguimos descobrir quem praticou o bullying, chamamos a família do agressor. O apoio da mídia é fundamental, porque só a escola e os pais não conseguem dar conta da demanda. Este foi um dos temas abordados que vieram ao encontro da nossa situação atual.”
 
Alunos aprenderam a lição
Os trabalhos feitos pelos alunos da rede municipal de ensino da Cidade mostraram que eles compreenderam o tema. Da primeira à quinta série, os pequenos retratam as consequências do cyberbullying para quem é vítima. O desenho vencedor, da aluna Gabrielly Yasmin dos Santos Cardoso, apresentou o sofrimento de um menino que recebe mensagens pejorativas pelo computador. 
 
As crianças da sexta à nona série escreveram poemas.  A estudante Maria Vitória Aguiar, que garantiu o segundo lugar com seu texto, lembrou a importância de se agir com respeito e empatia na internet e mandou uma mensagem encorajadora para as jovens: “Magra, gorda, feia ou bonita. Você é especial”. 
 
Escola tem papel estratégico 
Apesar de atual, o tema escolhido pelo Jornal da Orla e pela Secretaria de Educação de Santos, é delicado. Isso porque, especialmente com os adolescentes, assuntos como sexualidade e aliciamento pela internet também foram tratados durante as atividades do Projeto Cidadão, por meio de palestras com a educadora e sexóloga Christiane Andréa.
 
A secretária-adjunta de Educação, Audrey Kleys, ressaltou o papel estratégico das escolas na orientação e combate ao cyberbullying.. “A escola tem a obrigação de discutir, conversar e saber o que está se passando na vida do aluno e precisa estar inserida nos problemas da sua comunidade. Os trabalhos indicam que nós devemos continuar trabalhando com eles em sala de aula. Ou seja, o Projeto Cidadão serviu para discutir o cyberbullying dentro das escolas e terá continuidade a partir do que eles demonstraram aos educadores. O nosso trabalho não termina neste dia. Ele apenas tomou mais força para uma continuidade nas salas de aula”.