Meio Ambiente

Site indica roteiro on line para observação de aves

24/06/2016
A Prefeitura de Santos realiza, no Orquidário, um passeio de observação de aves aberto ao público, terça-feira (28) às 10h. O evento marca o lançamento do primeiro roteiro online para observação de aves em Santos. Programação integra o Mês do Ambiente.
 
O hotsite (https://www.santos.sp.gov.br/circuitodasaves), também na versão em inglês, indicará dez locais entre os mais interessantes para observar a avifauna. São os chamados hotspots, áreas com maior quantidade e diversidade de avistamentos. 
 
Entre esses espaços estão a Praça Caio Ribeiro de Moraes e Silva, na Aparecida, a Pinacoteca Benedito Calixto, no bairro do Embaré ou o Engenho dos Erasmos, na Vila São Jorge, entre outros.
 
“A cidade tem a sua biodiversidade. É preciso oferecer esse conhecimento, abrir ao público a oportunidade de se encantar com suas aves”, afirma a bióloga Sandra Pivelli, da Secretaria do Meio Ambiente (Semam).
 
Placas
Há um ano, com base no estudo da bióloga, a Prefeitura instalou 100 placas nos postes do jardim da orla e do Jardim Botânico Chico Mendes, no Rádio Clube. Retratam as primeiras 100 espécies catalogadas, de um total estimado em cerca de 200 espécies.    
 
Todo o registro fotográfico das aves é de autoria do fotógrafo profissional Leonardo Casadei. O trabalho foi citado em blogs norte-americanos e europeus como exemplo a ser seguido por outras cidades. 
 
A observação de aves (birdwatching) movimenta, apenas nos Estados Unidos, mais de US$ 40 bilhões em turismo e equipamentos.     
 
O projeto foi desenvolvido pelas secretarias de Comunicação e Resultados (Secor), Turismo (Setur) e Meio Ambiente (Semam).