Roteiros Nacionais

Destinos para dias de frio

02/07/2016
O inverno é a estação conhecida como a alta temporada de cidades que têm a cultura, a história e a gastronomia como atrações turísticas. São lugares para os visitantes conhecerem a cultura dos imigrantes que chegaram ao Brasil no período colonial, a arquitetura inspirada no modelo europeu, a história do período imperial no país, além de degustar pratos típicos da gastronomia local. Confira alguns exemplos:
 
Gravatá (PE) –Localizado na região da Serra das Russas, o município de Gravatá é conhecido como a Suíça do Agreste por seu clima, cuja temperatura média chega a 24ºC. A Estação do Artesão, situada nas instalações da estação ferroviária da cidade construída no século XIX, e o Alto do Cruzeiro, que mantém uma estátua do Cristo Redentor, destacam-se entre os atrativos turísticos locais.
 
Blumenau (SC) – Integra a Rota da Cerveja, que preserva e apresenta aos visitantes o processo de produção da bebida. O legado da cultura alemã na cidade também é retratado na arquitetura e na Oktoberfest, festa anual marcada pelos trajes típicos, pela degustação da cerveja e por apresentações musicais.
 
Petrópolis (RJ) – O município de Petrópolis preserva documentos, esculturas e objetos que eram utilizados no século XIX no Museu Imperial, que já abrigou a Família Real portuguesa. A cidade também é conhecida pela arquitetura de suas igrejas, como a Catedral de São Pedro de Alcântara, e pela beleza de seus palácios, como de Cristal, o Itaboraí e o Quitandinha.
 
Bento Gonçalves (RS) – A cultura dos imigrantes italianos que chegaram ao Sul do país e a arquitetura com base em madeira e pedra com influência europeia do período colonial são alguns dos atrativos do município de Bento Gonçalves, localizado na região serrana do Rio Grande do Sul. Os turistas também podem também conhecer as fazendas destinadas à produção vinícola, além de degustar a bebida.