Beleza

Dicas para cuidar dos cabelos no inverno

02/07/2016
Hidratação constante, evitar o calor do secador, baby liss e prancha e, principalmente, controlar a temperatura da água no momento do banho são medidas fundamentais para ficar com as madeixas lindas neste inverno. Confira as dicas:

Água morna, sempre
A técnica de beleza da Condor, Marília Kikuchi, explica que, com a queda das temperaturas, as mulheres tendem a exagerar nos banhos de água quente. “Água muito quente provoca a descamação do couro cabeludo. O ar seco e a baixa umidade contribuem para deixar as madeixas com frizz e ressecadas”, explica.
O ideal é lavar os fios em dias alternados, com água morna, e finalizar com um jato de água fria, para fechar as cutículas dos cabelos e deixá-los com mais brilho. Evite dormir com eles molhados para não causar proliferação de fungos e bactérias.

Hidratação é fundamental
Não descuide da hidratação. Cada tipo de cabelo merece um cuidado específico.  “Para cabelos secos e com química, o recomendável é hidratá-los semanalmente com máscaras que têm queratina e aminoácidos, pois oferecem hidratações mais profundas”, explica a especialista. Evite secador, pranchas e outros aparelhos que usam calor para que os fios não fiquem ainda mais ressecados.
 
Quem tem cabelos oleosos deve ficar atenta: oleosidade não é sinônimo de hidratação, uma vez que o óleo presente na raiz não chega ao comprimento dos fios. “Faça uma assepsia do couro cabeludo (com argila, por exemplo) para retirar o excesso de oleosidade e, só depois, hidrate os fios”. O tratamento pode ser feito a cada 20 dias, com cremes com pouca densidade, evitando a aplicação no couro cabeludo. 
 
O frio também agride os cabelos naturais. Por isso, é necessário utilizar ampolas instantâneas de vitaminas que devolvem o brilho e a maciez para os fios. As hidratações devem ser feitas a cada 20 ou 30 dias.