Notícias

Estamos entre dois mundos

09/07/2016
É fato que vivemos uma época em que as “certezas” e o que parecia estável está se desestruturando, na verdade muitas coisas estão se desfazendo. Desde governos, religiões, empresas sólidas, sistemas financeiros a relacionamentos humanos, nada está seguro. Vivenciamos atualmente, nos contatos com clientes de diferentes classes, profissões e ideologias uma preocupação mais acentuada em relação ao futuro. Isto também acontece no âmbito coletivo, não só no Brasil, mas em todo o mundo existe uma sensação de que as coisas estão mudando e que chegamos a um impasse, estamos sem coordenadas. 
 
Está difícil encontrar respostas, pois muitos conceitos e ideologias que nos tem norteado por séculos não oferecem explicação. Em Astrologia viemos acompanhando relações tensas entre astros indicadores de mudanças, a saber Urano e Plutão. Desde a entrada do último em Capricórnio, em final de 2008, vivemos profundas alterações sociais, econômicas, climáticas e de consciência. A partir de 2010 a relação tensa entre os dois astros se intensificou e imprevistos, alterações drásticas em governos, economia, nas situações em geral, tornaram-se constantes e mais intensas, na verdade fazem parte do nosso cotidiano. As pessoas e a natureza refletem este estado de imprevisibilidade, fortes alterações no clima e um estresse generalizado se espalhou no ar. 
 
Mas, é preciso entender que existe um contexto mais amplo que nos ajuda a compreender melhor esta época de crises. Dentro de uma visão de longo prazo, também estamos vivendo a transição entre duas Eras, da Era de Peixes para a Era de Aquário. Ainda não ingressamos em Aquário, mas vivemos sim, um período em que as duas se mesclam. Não há a característica predominante de Peixes e nem a Aquário se impõe. Daí vem a sensação de que o que poderia nos dar sustento e respostas não consegue mais corresponder às nossas expectativas. 
 
As Eras indicam um movimento coletivo e caracterizam etapas no desenvolvimento da humanidade. A Era de Peixes iniciou por volta de 498,  final da Antiguidade e começo da Idade Média (478). O império romano havia se esfacelado e novos arranjos políticos começam a partir daí. O ponto médio da Era de Peixes, o seu auge, ocorre na época das grandes navegações, descoberta da América, as grandes potências eram detentoras da marinha mais poderosa, e também a grande influência da religião católica, a inquisição, cruzadas. 
 
É interessante notar que Cristo nasce na Era de Áries, mas suas ideias não são assimiladas nesta época, na verdade são contestadas e serão adotadas séculos depois, quando se tornam predominantes. O cristianismo adota ideias relacionados ao signo de Peixes e o símbolo do peixe (animal) é usado para identificar os cristãos e a palavra Ictus (peixe em grego) faz referência ao próprio Cristo.  Esta Era também é marcada pelas grandes religiões monoteístas como o catolicismo, judaísmo e islamismo. 
 
A velocidade com que as coisas acontecem na atualidade, o rápido desapego de tudo e de todos, a tecnologia que se desenvolve com uma rapidez inigualável e torna o novo velho em poucas semanas, traz como consequência o descarte e a necessidade constante por novidades. 
 
Estamos em contato com o mundo todo mas afastados das pessoas próximas, vide as pessoas estarem reunidas num mesmo lugar e cada uma olhando para sua telinha. É muita informação e pouco conhecimento, todo mundo ligado período integral o que causa ansiedade, falta de tempo e estresse. 
 
Talvez, por sermos ainda filhos da Era de Peixes, não estejamos 100% adaptados a nova ordem que se aproxima. Enfim, vivemos entre dois mundos e necessitamos de flexibilidade e de adaptação. 
 
Orbitando…
Cursos – A Escola Santista de Astrologia promove Curso Básico de Astrologia com início em 06 de agosto. Infs.: (13) 3284-9714 e 3394-9714.
 
Estrelando – O colunista George Jorge, apresentador do Programa Estrelando, entrevista o terapeuta Pedro Ivo Bernardo que fala sobre “PANC – Plantas Alimentícias Não Convencionais”. O programa vai ao ar pela Santa Cecília TV, TV COM, pelo site do Jornal da Orla e Facebook PGM ESTRELANDO.
 
Fronteiras – Jadir Albino entrevista Pierry Louis que fala sobre “Resgate Cósmico”, ao vivo, no Programa Fronteiras da Ciência, na Santa Cecília TV, domingo, às 19h, ao vivo, com reapresentação no sábado, às 21h.
 
Arte de Viver – O tema do programa de Monica de Lima Azvedo é “Cultura de paz e mudança de paradigmas” com a filósofa Dulce Magalhães, domingo às 20h e reapresentação sábado às 20h30.