Roteiros Nacionais

Passeio pela terra do cacau e de Jorge Amado

16/07/2016
Aquele sol gostoso com uma leve brisa batendo no rosto, a comida bem temperada, o aroma de chocolate no ar. Toda a magia e sabor do universo do escritor Jorge Amado, criador de Gabriela, está presente na Costa do Cacau, uma faixa de 180 quilômetros no litoral da Bahia, entre os municípios de Itacaré e Canavieiras.
 
Praias intocadas, fazendas de cacau, rios, coqueirais, mangues e cidades com arquitetura extremamente particular fazem parte de roteiros turísticos capazes de encantar os visitantes mais exigentes.
 
Praias para todos os gostos
Desde points ideais para a prática do surfe, passando por ótimos lugares para pesca, até locais desertos com águas calmas. A região possui praias para diversos públicos. 
 
Canavieiras, Ilhéus, Itabuna, Itacaré, Santa Luzia, Una e Uruçuca oferecem opções variadas aos visitantes. Nas proximidades, cachoeiras, rios e corredeiras ideais para esportes de aventura como rafting, rapel e canoagem.

Terra de Gabriela
Os cenários presentes no romance “Gabriela, Cravo e Canela”, provavelmente a obra mais charmosa de Jorge Amado, podem ser conferidos em Ilhéus, como o Bar Vesúvio (que no livro era de propriedade do árabe Nacif), o restaurante Bataclan (na obra, um prostíbulo) e a igreja de São Jorge. Outro ponto de interesse é a Casa de Cultura Jorge Amado, que reúne rico acervo sobre a vida e a obra do escritor baiano.

Fazendas de cacau
O grande motor da economia baiana no século passado, a produção de cacau continua presente no sul do estado, principalmente em Ilhéus, onde estão concentradas as maiores plantações da fruta do país. É possível fazer visitas guiadas em diversas fazendas, nas quais o visitante conhece todo o processo de produção do chocolate, evidentemente, com degustação ao final. Entre elas, as fazendas Engenho D´Água, que existe há mais de 200 anos, e a Renascer, onde foi gravada a novela de mesmo nome, em 1993.

Os primeiros brasileiros
Os costumes, lendas, comidas e artesanato indígenas podem ser conhecidos em diversas aldeias indígenas abertas à visitação. Entre as etnias, estão os Tupinambás, os Pataxós, os Itapebi e os Pau Brasil, que vivem na Reserva Caramuru-Paraguaçu.

Festival do Chocolate 
Entre 21 e 24 de julho, acontece em Ilhéus o 8° Festival Internacional do Chocolate e Cacau da Bahia. O evento contará com mais de 50 expositores e busca consolidar a fama de cacau de qualidade produzido no sul da Bahia. Além de degustações, a programação inclui workshops gratuitos de receitas à base de chocolate, com renomados chefs do país. Entre eles, o confeiteiro Lucas Corazza, que foi  jurado do reality-show “Que Seja Doce”, do canal GNT.