Beleza

Dicas para ter uma pele bonita e saudável durante o inverno

18/07/2016
O inverno finalmente chegou para quem aprecia os dias de baixas temperaturas.  O que a maioria das pessoas não sabe é que além dos cuidados para evitar as doenças comuns da estação, como gripes e resfriados, também devemos nos atentar a nossa pele, cuidando para impedir o ressecamento, irritação e coceira.  Para esclarecer o assunto, consultamos o dermatologista do Hospital e Maternidade São Cristóvão, Dr. Rodrigo Motta, que deu dicas para manter a sua pele bonita e saudável durante a época mais charmosa do ano.
 
O ressecamento, além de deixar a pele com um aspecto mais velho e feio, pode levar a alguns problemas, conforme ressalta o Dr. Rodrigo Motta, “Peles extremamente ressecadas ficam propensas a alergias como eczemas e dermatites, mais suscetíveis a infecções por fungos e bactérias, além de causar um sintoma extremamente incômodo que é a coceira”. No inverno, fatores como banhos quentes e demorados afetam a saúde da pele, “Como a temperatura do ambiente está mais fria, temos o costume de aumentar a temperatura da água durante o banho, essa é uma das falhas cometidas quando se trata da saúde da nossa pele. Expor a pele ao ar mais seco e gelado típico da estação também favorece a esse quadro de ressecamento. Outros fatores que o influenciam é que no frio há uma diminuição da ingestão de água e sucos naturais, o que compromete a hidratação do organismo em geral e consequentemente afeta a pele”, diz o Dermatologista.
 
Uma pele hidratada se mostra lisa, viçosa, com consistência elástica e radiante, “Por outro lado, a pele desidratada e seca se mostra sem viço, quebradiça e opaca, com aquele aspecto de pergaminho. Inclusive, podem-se notar até mesmo as chamadas ‘falsas rugas’, pequenos vincos formados pelo ressecamento”. As regiões da boca e nariz são áreas expostas e mais sensíveis às mudanças de temperatura e clima, “Isso ocorre por serem mucosas, porém é mais fácil reverter os possíveis danos causados pelo frio com o uso de hidratantes labiais e hidratantes para a face. Já a pele do cotovelo é uma área de extensão e sujeita a muito atrito, dessa forma torna-se mais grossa e ressecada, exigindo um cuidado específico com hidratantes mais potentes”, explica o médico.
 
Quem possui a pele seca precisa aumentar os cuidados quando a estação mais fria do ano chega, “Ela é mais afetada, pois naturalmente já tem uma menor produção do manto hidrolipídico que protege e hidrata a pele, dessa forma, no inverno, as peles secas tendem a ressecar mais”, explica Dr. Rodrigo. Segundo o médico do São Cristóvão Saúde, quem possui a pele oleosa também precisa de cuidados, “O ideal é conhecer o seu tipo de pele e mesmo nas peles oleosas deve-se usar hidratantes específicos após o banho que ajudam a repor o que foi perdido”.
 
A dica é consumir bastante líquido e nunca se esquecer de usar o protetor solar, mesmo em dias sem sol. “Nos dias mais frios resista a tomar banho muito quente, o ideal é um banho morno e rápido utilizando sabonetes que possuam hidratantes ou óleos em sua composição. Também existem loções de limpeza mais modernas q limpam sem desidratar a pele. Após o banho com a pele ainda úmida, aplique uma camada generosa de um hidratante específico para o seu tipo de pele e não se esqueça de ingerir no mínimo 2 litros de água ao dia”, finaliza o profissional.