Baixada Santista

Grevistas da Codesavi farão passeata com tocha da esperança

21/07/2016
Um dia antes da chegada da tocha olímpica a São Vicente, prevista para sexta-feira (22), o sindicato dos trabalhadores na construção civil (Sintracomos) fará, na manhã desta quinta (21), uma passeata com a ‘tocha da esperança’.
 
Trata-se, segundo o presidente do sindicato, Macaé Marcos Braz de Oliveira, de um protesto dos 1.080 empregados da companhia de desenvolvimento de São Vicente (Codesavi), que estão com os salários e benefícios de junho atrasados.
 
Em assembleia na manhã desta quarta-feira (20), diante do paço municipal, os trabalhadores e muitas trabalhadoras da empresa de economia mista controlada em 99,9% pela prefeitura mantiveram a continuidade da paralisação, iniciada em 29 de junho.
 
A concentração para a passeata com a ‘tocha da esperança’ começará às 7 horas, no mesmo local. Às 9 horas, os manifestantes ganharão a Avenida Presidente Wilson e irão até a praia, onde virarão à esquerda para se concentrar diante do teleférico.
Macaé explica que esse será mais ou menos o trajeto da tocha olímpica, no dia seguinte, e que os grevistas se anteciparam para “chamar atenção da opinião pública, autoridades e mídia sobre o grave problema que enfrentam”.
 
“Já está faltando pão, arroz e feijão em muitas mesas”, reclama o sindicalista. “As mensalidades, aluguéis e outros compromissos estão atrasados, acumulando juros que depois darão enorme dor de cabeça. A fome que já atinge muitas famílias é inaceitável.”
 
Macaé está convidando os sindicatos da região, da capital e interior para engrossarem a passeata desta quinta-feira. Os grevistas, por sua vez, levarão familiares e vizinhos: “Será um protesto compatível com a gravidade da situação”.
O sindicato preparou também camisetas com os dizeres ‘Sem pagamento, sem trabalho’, na frente, com a versão em inglês, nas costas, ‘No pay, no work’.
Apitos, ‘pirulitos’, faixas, carro de som, vassouras e outros apetrechos também serão utilizados.