Esportes

Um mundo olímpico em Santos

23/07/2016
Santos foi escolhida por delegações de vários países para o período de aclimatação, que antecede os Jogos Olímpicos Rio 2016, em agosto. A vinda de atletas do Egito, Argélia, Catar, Tunísia, Itália, Índia, Esvolênia, Uzbequistão, Canadá, Japão, Emirados Árabes e Rússia não apenas agita e altera a rotina da cidade como também permite que atletas santistas sonhem com o reconhecimento internacional por meio desse intercâmbio de experiências. Mais uma vez, olhos de todo o mundo se voltam para Santos, que desponta como uma das mais importantes cidades para o esporte no Brasil.
 
À frente da Secretaria de Esportes, Alcídio de Mello, o Cidão, lembra que tal projeção já aconteceu na Copa do Mundo de 2014, com a estada das seleções mexicanas e costarriquenhas. “Mais uma vez, Santos será divulgada para o país e o mundo. Para nossos atletas, será uma oportunidade de treinar com judocas, nadadores e ginastas internacionais”. 
 
Para o secretário, tanto a passagem da tocha olímpica como a vinda de delegações estrangeiras faz com que a cidade seja arrebatada pelo clima esportivo. “Teremos o envolvimento da população e isso, consequentemente, despertará o interesse nas pessoas em praticar atividades esportivas”.

Delegação egípcia possui campões mundiais
Até 16 de agosto, universidades da cidade e o Centro Esportivo Manoel Nascimento, na Zona Noroeste, recebem os atletas estrangeiros que, após treinarem na cidade, irão rumo à disputa de medalhas no Rio de Janeiro. 
 
Judocas do Egito, Argélia, Catar e Tunísia já treinam na Universidade Metropolitana de Santos (Unimes), que ainda aguarda esportistas da Índia, Emirados Árabes Unidos, Uzbequistão  e Japão (Maratona Aquática). O destaque é a seleção de Uzbequistão, que traz o medalhista olímpico Rishod Sobirov e o atual campeão mundial Diyorbek Urozboev.  
 
Integrantes da equipe egípcia chegaram à universidade na terça-feira (19) e estão treinando com atletas santistas. O técnico Basseem Awad se impressionou com a receptividade no local. “Nós agradecemos muito a hospitalidade. As instalações são ótimas. Tudo aqui é maravilhoso, exceto pelo clima, que é muito frio”, brincou. Awad está confiante no bom desempenho nos Jogos Olímpicos. “Eu vim com cinco atletas de cinco diferentes categorias. Nós temos um bom time, com três campeões mundiais. Podemos ganhar mais de uma medalha”.
 
Entre as judocas que treinam na universidade está a tunisiana Nichel Cheikh Rouhow, possível adversária da brasileira Maria Suelen Altheman, que também participa do período de aclimatação com os atletas estrangeiros em Santos. “Eu já conheço bem os atletas dos outros países e acho bacana eles terem escolhido a cidade, porque ela é bem parecida com o Rio de Janeiro. Eu estive lá nesta semana e posso garantir que também está frio”, diz, rindo. “O pessoal que está ajudando nos treinos está se empenhando bastante. Tenho certeza de que, se eles (estrangeiros) ganharem medalhas, todos vão comemorar juntos”, completa. Sobre a oponente da Tunísia, Suelen foi firme: “Estamos perto da competição, é uma Olimpíada! Ela é da minha categoria. Nós duas queremos ganhar. Agora, ela é minha adversária”.

Italianos estão chegando

A primeira delegação a chegar ao Complexo Aquático da Unisanta será a Itália (Natação) neste sábado (23), trazendo 51 atletas.  No local também treinarão outros italianos (Triatlo e Maratona Aquática), além de japoneses (Maratona Aquática), eslovenos (Natação e Triatlo) e russos (Maratona Aquática).  
 
“Muitos desses atletas que estão vindos e as equipes técnicas já conhecem a infraestrutura da cidade e da universidade, porque participam das maratonas aquáticas internacionais. Embora elas sejam em mar aberto, os treinos são feitos na piscina”, explicou o pró-reitor administrativo da universidade, Marcelo Teixeira. 
 
O ginásio multiuso da Prefeitura recebe a delegação canadense de Ginástica Artística, no sábado (30).