Porto

Sintrammar comemora 97 anos de fundação

26/07/2016
Uma das mais antigas entidades laborais representativas da Baixada Santista e do Brasil está em festa. Contando com aproximadamente 17.500 homens que atuam sob o regime de vínculo empregatício e outros 2.000 pelo método avulso, o Sindicato dos Movimentadores de Mercadorias e Cargas em Geral de Santos e Região (Sintrammar) comemora 97 anos nesta quarta-feira (27).
 
Fundada em 27 de julho de 1919 como Sociedade dos Trabalhadores em Café, a entidade foi posteriormente denominada Sindicato dos Operários no Comércio Armazenador, Carregadores e Ensacadores de Café de Santos, e assim ficou nacionalmente conhecida em razão da relevância do Porto de Santos na exportação do produto, considerado na época um dos mais importantes para a economia brasileira.  
 
Passados exatos noventa anos coube ao filho de um associado já falecido, o ex-ensacador Aristides Inácio da Silva, a missão de finalmente regulamentar a atividade desempenhada pela antiga categoria, não por acaso o então presidente da República Luiz Inácio Lula da Silva, que sancionou a Lei 12.023, em 27 de agosto de 2009.
 
“Lula foi extremamente sensível ao reconhecer a profissão exercida pelo pai, que com o passar dos anos viria a se transformar no sócio mais ilustre do sindicato”, disse o presidente do Sintrammar, Francisco Erivan Pereira. À época morador da Rua Minas Gerais nº 275, em Vicente de Carvalho (Itapema), no Guarujá, Aristides carregou sacas de café por mais de duas décadas para sustentar esposa e filhos, entre eles o ex-chefe da Nação. 
 
Atuando nas empresas de logística instaladas nas áreas retroportuárias, além de companhias do seguimento da alimentação e outras com atividades preponderantes na movimentação de mercadorias em geral, o Sintrammar está presente em 21 municípios do litoral. São eles: Santos, Guarujá, Cubatão, São Vicente, Praia Grande, Mongaguá, Itanhaém, Peruíbe, Itariri, Pedro de Toledo, Miracatu, Ilha Comprida, Cananéia, Pariquera-Açu, Jacupiranga, Eldorado, Bertioga, São Sebastião, Ilhabela, Caraguatatuba e Ubatuba. “Estamos em franco crescimento e ampliando a nossa representação junto a outros setores da economia voltados para o nosso segmento”, disse Erivan.
 
Priorizando a manutenção e a ampliação do mercado de trabalho, o líder sindical também destaca os progressos obtidos pela categoria no campo social. “Através da nossa Associação Desportiva e Cultural estamos intensificando diversas ações nas áreas de esporte, cultura, lazer, entretenimento e educação, todas direcionadas aos familiares e dependentes dos trabalhadores, que muito em breve também poderão desfrutar da barraca de praia da entidade”.  
 
O sindicato foi protagonista de um dos mais trágicos capítulos do movimento sindical nacional, a greve de 1908, lembrada como a mais violenta no Porto de Santos, que resultou na morte de 8 trabalhadores, além de centenas de feridos. “Foram tempos difíceis, mas que serviram de grande aprendizado para que o Sintrammar fosse gradativamente avançando até atingir a posição de destaque que exerce hoje no cenário sindical brasileiro”.