Notícias

Casa à prova de alergia

30/07/2016
No inverno, não há nada pior para os alérgicos do que cobertores, poeira, ácaros, umidade baixa no ar. Mas, quando as temperaturas começam a baixar, como fugir da alergia sem abrir mão de manter a casa decorada e limpa? Confira dicas: 
 
Cortinas, almofadas e colchas
Preferencialmente, as cortinas devem ser feitas de tecidos leves. Use os modelos de fixação mais práticos, como o trilho suíço, com rodízio de presilhas, ou os varões. Quem optar por persianas deve limpá-las diariamente. O aspirador de pó é um grande aliado para limpar almofadas. As colchas merecem limpeza especial a cada dois ou três meses. Em ambos os casos, a secagem inadequada pode gerar mofo, manchas, odores e até ferrugem. 
 
Tecidos laváveis
Para móveis, como sofás e poltronas, e acessórios, como almofadas, aposte nos feitos de tecidos que possam ser facilmente higienizados e lavados. No caso de o mobiliário não ser de tecido, opte por peças cujas técnicas de fabricação sejam com chapas de MDF ou MDP (placas de fibra de madeira), que possuem revestimentos que inibem a proliferação de fungos e bactérias.
 
Higiene dobrada
Quem tem problemas respiratórios sabe que a higiene da casa é importante. Por isso, passe o aspirador em casa pelo menos uma vez por semana. Passar um pano embebido em água ou álcool no chão ajuda a baixar a poeira sem deixar um cheiro forte de produtos de limpeza. Evite os espanadores, que apenas levantam e espalham o pó.
 
Itens que podem causar alergia
Bichos de pelúcia em cima da cama, colchões, travesseiros e tapetes são alguns itens que causam alergia. No inverno, evite deixar esses itens fechados no quarto. As pelúcias devem ser guardadas no armário e, quando possível, coloque colchão, colchas e travesseiros no sol, para evitar o cheiro de mofo. 
 
Tapetes sem pelos
Escolha os modelos de trama fechada, sem pelos. Dessa forma, além de facilitar a limpeza, estes tapetes não acumulam poeira.  Nos quartos das crianças, use os modelos em EVA, que são laváveis e coloridos.