Manual do Viajante

Quando o melhor da viagem é o caminho

30/07/2016
ROTA 66
A estrada que inspirou um dos maiores sucessos dos Rolling Stones liga Chicago, na costa leste, a Los Angeles, na Costa Oeste dos Estados Unidos, num total de 3.945 quilômetros. Cruza diversos estados (Missouri, Kansa, Oklahoma, Novo México, Arizona e Califórnia), com paisagens estonteantes como o Grand Canyon e restaurantes na beira de estrada que parecem saídos de filmes. O trânsito normal na rodovia foi desativado em 1984 e hoje ela é usada apenas para fins turísticos.

ESTRADA DA MORTE
São 70 quilômetros entre a capital da Bolívia, La Paz, e Coroico, cidadela localizada na parte amazônica do país. Margeando abismos, estreito, de terra e cascalhos, com curvas fechadas, neblina, constantemente molhado, o Camino a Los Yungas ganhou o apelido de “Estrada da Morte” por conta dos altos índices de acidentes fatais (eram 300 por ano). É procurada principalmente por amantes do mountain bike, que, além da emoção, é recompensado por paisagens deslumbrantes.

LOS CARACOLES
Entre 350 quilômetros que separam Santiago, a capital do Chile, e Mendoza, na Argentina, há um trecho de 30 quilômetros que atravessa a Cordilheira dos Andes, com 23 curvas acentuadas, que oferece cenas de tirar o fôlego. Pode ser feito de carro, mas há linhas regulares de ônibus.

SERRA DO RIO DO RASTRO
Cheia de curvas sinuosas, a SC-438 é uma das estradas mais fantásticas do mundo. São 34 quilômetros, com 284 curvas (algumas de até 180 graus), ligando as cidades de Bom Jardim da Serra e Lauro Muller. Pelo caminho, há mirantes de onde pode se observar a rica flora e fauna.
 
RIO-SANTOS
A BR-101, rodovia que margeia o Oceano Atlântico, entre a principal cidade do Litoral Paulista e a capital fluminense, tem 457 quilômetros. Pelo caminho, o visual de praias deslumbrantes em São Sebastião, Ubatuba, Angra dos Reis e ainda acesso à histórica Paraty.