Datas Comemorativas

Dia dos Pais: dicas para evitar problemas na hora da compra do presente

29/07/2016
Na dúvida sobre o que comprar de presente algumas pessoas acabam não acertando o tamanho, a cor, o estilo, ou, para se livrar da dúvida, optam pelo “vale presente”. Sabendo do aumento da compra de presentes com a aproximação do Dia dos Pais, o Procon-SP elaborou uma lista com dicas específicas para cada situação e produto e assim orientar o consumidor.
 
No caso do vale presente, o Procon-SP orienta o consumidor a definir com o lojista as condições de consumo e anotar na nota fiscal de que forma será restituída eventual diferença de valores entre o vale presente e a efetiva aquisição do produto. O estabelecimento é obrigado a restituir a diferença em moeda corrente, contra vale ou de forma a complementar o valor para aquisição de outro produto. Não deixe também de verificar se existe prazo para sua utilização e se a troca pode ser feita em qualquer loja da rede.
 
Quando se tratar de calçados ou vestuário, por exemplo, a substituição destes produtos só é obrigatória no caso de defeitos. A troca de produtos por motivo de cor, tamanho ou gosto é uma liberalidade do estabelecimento, porém, o mercado dita regras que acabam sendo cumpridas pela grande maioria do comércio. Isso significa que muitas lojas permitem a troca das peças que não tenham defeito. Essa possibilidade deve ser informada em etiqueta ou nota fiscal, no ato da compra.

Veja mais dicas no blog do Procon-SP.