Santos

Onde está a verdade?

30/07/2016
Será verdade que seres extraterrestes visitam (ou vigiam, como queiram) nosso planeta? Um dos mistérios que mais intrigam a humanidade atraiu para Santos, neste final de semana, brasileiros do Oiapoque ao Chuí. Começou na sexta (29) e termina neste domingo (31), no Parque Balneário Hotel, a 4ª edição do Fórum Mundial de Contatados, com a participação de pesquisadores brasileiros e estrangeiros, abduzidos, contatados, testemunhas de avistamentos e curiosos. A realização é da revista especializada no assunto UFO.
 
O Fórum em Santos tem a presença de renomados pesquisadores do tema, como os autores brasileiros Marco Antonio Petit e Gilda Maria Moura; o chileno Rodrigo Fuenzalida, sociólogo e especialista em abduções; o documentarista italiano Pier Giorgio Caria e os professores universitários Ivan Prado Sejas e Anthony Choy, respectivamente da Bolívia e Peru. 
 
Na plateia, mais de 400 pessoas vindas da capital e interior de São Paulo, Distrito Federal, Santa Catarina, Goiás, Bahia, Mato Grosso, Pernambuco, Rio Grande do Sul e do Norte, e até do Amazonas e Roraima, entre outros estados. Com profissões, idades e hábitos diferentes. Em comum, a atração pelos mistérios do universo e a certeza de muitos de terem vivido experiências parecidas.
 
Quem duvida?
Realidade ou imaginação, os avistamentos de óvnis são frequentemente relatados pelo planeta e instigam a curiosidade de milhões de pessoas. O interesse começou nos anos 40, quando avanços em viagens espaciais e o início da era atômica fizeram com que muitas pessoas voltassem seus olhos para os céus. A descoberta de planetas fora do Sistema Solar ampliou as chances de que a humanidade não esteja sozinha no Universo. Fantasia de quem acredita ou prepotência de quem não crê?
 
Entre os episódios mais conhecidos, estão os casos Roswell (suposto disco voador caído na localidade de mesmo nome, no Novo México, EUA, em 1947) e Varginha (extraterrestres que teriam sido capturados no Brasil em 1996, em Minas Gerais). No caso mineiro, investigação posterior concluiu que as testemunhas, na verdade, teriam visto um morador da cidade. Ainda assim, há quem garanta que o ET de Varginha existiu.

ETs no cinema
Amigos ou inimigos, os extraterrestres também invadiram as telas:
 
Contatos Imediatos de Terceiro Grau – Mostra uma série de contatos dos moradores de uma pacata cidade, até um desfecho surpreendente.
 
Alien, o Oitavo Passageiro – No filme de 1979, uma criatura extraterrestre de traços horripilantes e bastante agressiva, que espreita, persegue, ataca e mata a tripulação de uma espaçonave. 
 
Independence Day – O filme explora o lado agressivo dos alienígenas e os norte-americanos são, mais uma vez, “mocinhos”
 
Homens de Preto – O filme conta as aventuras cotidianas dos agentes especiais Kay e Jay, membros de uma organização ultrassecreta, cujo objetivo é monitorar os extraterrestres que vivem disfarçados no planeta Terra.
 
E.T. o Extraterrestre- Um pequeno alienígena é deixado por seu grupo e é acolhido por uma família, que tenta ajudá-la a voltar para casa.