Manual do Viajante

Como alugar um carro no exterior

06/08/2016
Alugar um carro em uma viagem ao exterior não apenas facilita os deslocamentos como garante liberdade para desbravar novos rumos.  Embora a locação seja uma tarefa simples, muita gente fica em dúvida diante de tantas regulamentações, costumes e legislações diferentes. Por isso, confira as dicas da Rentcars.com, especializada em locação de veículos, para uma viagem tranquila e com segurança: 
 
Quem pode alugar um carro no exterior e o que é preciso  
Qualquer pessoa pode alugar um carro desde que esteja devidamente habilitada, no Brasil, com a CNH emitida há pelo menos 2 anos e válida durante todo o período de locação, além de passaporte válido e cartão de crédito internacional de sua titularidade e com limite disponível. Também é importante se atentar à idade mínima para dirigir, que geralmente é de 25 anos. Algumas locadoras possibilitam que condutores com idade entre 21 e 24 façam a locação mediante pagamento de taxa “under age” (menor idade ou locatário jovem).

Por que é necessário dispor de um cartão de crédito internacional 
O cartão de crédito internacional é solicitado pela locadora no momento da retirada do veículo e utilizado para bloqueio do valor caução. Esse valor fica indisponível no cartão de crédito e o desbloqueio da quantia retida é feito no momento da devolução do veículo. Vale ressaltar que esse valor poderá ser retido pela locadora em casos de avarias no veículo locado.

Como economizar ao locar um carro
O cliente precisa comparar preços e condições de locação em busca da melhor oferta e efetuar suas reservas com antecedência. É recomendável que as reservas sejam realizadas com pelo menos 20 dias antes da retirada do veículo, uma vez que a baixa disponibilidade de carros para determinada data e destino também pode tornar os preços mais altos.
 
A CNH brasileira é válida em qualquer lugar?
Não. Cada país possui uma regulamentação específica. Em alguns países da Europa, por exemplo, é necessário dispor da Permissão Internacional para Dirigir (PID). Nos países membros do Mercosul, somente a CNH expedida no Brasil basta. Mas isso só é válido em deslocamentos internos onde você vai de avião até o país, aluga um carro lá, e só dirige dentro deste mesmo país. Os Estados Unidos, à exceção do estado da Geórgia, também possibilitam ao viajante trafegar internamente utilizando a carteira brasileira, desde que esteja munido do passaporte.
 
Como se proteger de eventuais imprevistos
É imprescindível que a locação seja acompanhada da contratação de um seguro (cobertura em casos de roubos, furtos, danos e avarias ao veículo). Entretanto, o cliente ainda pode optar por proteções mais completas que o resguardam contra danos a terceiros, por exemplo.
 
Quem pode conduzir o veículo
É possível incluir outros condutores adicionais, mas eles estão sujeitos às mesmas regras do locatário e deverão estar presentes no ato da abertura do contrato de locação. A inclusão de condutores adicionais pode implicar também taxas adicionais, pois eles serão incluídos na apólice de seguro. 
 
Vistoria prévia 
Antes da retirada do veículo é importante verificar e apontar as condições de limpeza, higiene, conservação, danos e/ou avarias existentes. A locadora poderá realizar a cobrança de manutenção das avarias causadas durante o período da sua locação, assim como a taxa de limpeza e higienização com base na sua tabela de valores. 
 
Quilometragem livre ou controlada
O veículo com Km livre possui valor da diária um pouco mais caro, mas ainda assim é a melhor opção, pois o viajante fica tranquilo para fazer a viagem sem se preocupar com restrições que o façam desistir de algum passeio. Já a quilometragem controlada ajuda a economizar, mas o roteiro tem que estar 100% definido para não gerar despesas extras, uma vez que as taxas excedentes variam de locadora para locadora, e podem ter custos altos. 
 
Devolução com tanque cheio
O melhor é devolver com o tanque cheio, pois o preço cobrado para abastecimento direto nas locadoras na entrega do veículo é mais caro do que em postos de gasolina. É possível optar por planos tarifários que incluem o serviço de tanque de combustível incluso ou fazer a contratação desta opção direto no balcão da locadora, quando disponível. 
 
Como e onde devolver o veículo
O veículo deve ser devolvido à locadora em data, horário e local determinado no contrato de locação. Após o horário previsto, a locadora efetuará a cobrança de horas ou diárias excedentes. Para devolver em local distinto da retirada, é necessário consultar previamente a locadora sobre a disponibilidade desse serviço. Caso disponível, é aplicada a taxa de retorno “one way” direto pela locadora. Aceitar ou não a devolução em outra localidade sem prévia negociação, fica a critério da locadora.