TV em Transe

Bom humor olímpico

18/08/2016
Em se tratando de uma Olimpíada em solo nacional, então, nem se fala: às vezes o negócio vira gritaria mesmo.
 
Mas nem todos seguem este padrão. Há alternativas bem-humoradas, por exemplo. Vou citar duas, embora com estilos diferentes: uma na Fox Sports 2 e outra na ESPN.
 
Um pouco de tudo – A Fox Sports convocou a galera do Porta dos Fundos, com os humoristas Antonio Tabet e Totoro à frente. Mas o lance é totalmente fora dos padrões. Eles (ou os telespectadores) escolhem o que querem assistir/narrar. Se depois de um tempo a disputa cansou ou ficou desinteressante, não esperam pelo final e partem pra outra modalidade.
 
Dessa forma, podemos nos deparar com um jogo de vôlei para, minutos depois, termos uma transmissão de badminton. Mas quem sintoniza precisa saber onde está se metendo, porque não há o mínimo compromisso com a informação.
 
Aqui não, neném! – E não é que “descobriram” o Rômulo Mendonça? Velho conhecido daqueles que acompanham as ligas norte-americanas (futebol, basquete e beisebol) na ESPN, ele foi escalado para as partidas de vôlei masculino e feminino do Brasil. Por conta de seu estilo, virou fenômeno nas redes sociais.
 
Rômulo consegue mesclar conhecimento daquilo que está narrando com bom humor. Faz menções à cultura pop, acontecimentos do dia-dia e possui alguns jargões, tudo na medida certa – ao contrário do bom Milton Leite, do Sportv, que tem exagerado na dose. 
 
Por vezes também soa irônico “somos profissionais aqui, não estamos torcendo”, e brinca com os excessos da concorrência “ufanismo, vamos chamar o Olodum e o Márcio Canuto!” (repórter festeiro da Globo). 
 
Piada involuntária – E o Galvão Bueno levando uma bronca internacional na BBC londrina? Ao não respeitar o silêncio antes do início dos 200m medley na natação, ele atrapalhou a largada. Sua voz pôde ser ouvida no canal britânico, cujo locutor disparou: 
 
“O comentarista perto de mim precisa calar a boca na largada! Desculpem, mas todo mundo aqui está quieto…”. A vergonha foi tamanha que o Galvão pediu desculpas publicamente no dia seguinte.