Roteiros Nacionais

Um passeio pelos museus do Brasil

20/08/2016
Visitar museus é um dos programas preferidos de muitos turistas, em qualquer lugar do mundo. Na América Latina, praticamente metade dos melhores museus fica em território brasileiro e São Paulo é a cidade que possui os mais bem colocados. Confira algumas das melhores indicações no país:
 
Inhotim – Brumadinho (MG)
Um dos mais importantes acervos de arte contemporânea do Brasil. O Instituto Inhotim abriga um complexo museológico com uma série de pavilhões e galerias com obras de arte e escultura expostas ao ar livre.
 
Instituto Ricardo Bertrand – Recife (PE)
Possui a arquitetura em estilo dos castelos da época medieval europeia, com um acervo repleto de armaduras e armas vindas da Europa. Além da pinacoteca com obras de Frans Prost, da época de invasão holandesa no Pernambuco; aliás, é o maior acervo do pintor holandês no mundo.
 
Pinacoteca do Estado de São Paulo – São Paulo (SP)
É o mais antigo da cidade e um dos mais importantes museus de arte do país. O acervo reúne mais de 9 mil obras com foco na arte nacional proveniente dos séculos XIX e XX. Entre os autores estão Anita Malfatti, Almeida Júnior e Cândido Portinari.
 
Museu de Artes de São Paulo, o MASP – São Paulo (SP)
São mais 9 mil obras de pintores renomados, entre eles Renoir, Monet, Van Gogh e Ticiano. O acervo reúne obras da arte ocidental, datadas desde do século IV a.C até da Idade Moderna.

Museu Imperial Petrópolis (RJ)
Era o refúgio da Família Imperial no verão. Andar pelos salões do palácio é como transportar-se para dentro de um livro de história. Tudo parece intacto, como se Dom Pedro II e sua família ainda frequentassem o lugar. O acervo tem  na coroa de Pedro II a sua peça de maior destaque, assim como o cetro dos imperadores brasileiros e a pena usada pela princesa Isabel para assinar a Lei Áurea em 13 de maio de 1888.
 
Museu Histórico Nacional Rio de Janeiro (RJ)
Criado em 1922, é um dos mais importantes em termos de história do Brasil. O rico acervo tem mais de 340 mil itens, entre os quais a maior coleção de numismática da América Latina, com 127 mil peças, além de 55 mil documentos históricos iconográficos e manuscritos sobre a história do país.
 
Museu de Futebol – São Paulo (SP)
Um dos mais bem estruturados na categoria, está localizado nas arquibancadas do Estádio do Pacaembu. Cheio de interatividade, lá é possível ver jogadas históricas e ouvir narração de jogos do rádio que marcaram o esporte.