Destinos no Exterior

Esquel, a pérola da Patagônia

20/08/2016
Diferente da badalada Bariloche, Esquel é a alternativa mais rústica para quem gosta de esquiar e fazer atividades na natureza, combinando como poucas a tranquilidade dos locais distantes, a beleza da Cordilheira dos Andes e a imponência da estepe patagônica. Trilhas, passeios de barco, cavalgadas, bike, escaladas, rafting, observação de aves e pesca esportiva são alguns dos atrativos da região, que tem a temporada de neve mais longa da Patagônia, estendendo-se até outubro.
 
Localizada na província de Chubut, a 1.900 km de Buenos Aires, Esquel foi fundada por povoadores vindos do País de Gales e conserva traços da colonização galesa na arquitetura e no tipo físico de parte de sua população.
 
Parque Nacional Los Alerces – Considerado um dos parques nacionais mais bonitos da Argentina e um dos principais cartões-postais de Esquel é a grande atração no verão.O lugar é ideal para quem quer aproveitar as diversas opções de trilhas e esportes de aventura. Além das belas paisagens com picos eternamente nevados e a geleira azulada do Cerro Torrecillas, podem ser vistas árvores coníferas anteriores à era cristã.
 
Viejo Expreso Patagónico (La Trochita) – Um dos grandes patrimônios da cidade atende pelo nome de La Trochita, um antigo trenzinho a vapor com vagões de madeira que percorre vales e montanhas andinas. O trajeto completo dura cerca de 3h30 e sai de Esquel até Nahuel Pan, uma colônia de descendentes mapuches.
 
Trevelin – De origem galesa, a 25 km de Esquel, a pequena cidade guarda com orgulho marcas do seu passado que podem ser notadas tanto nas construções locais como no hábito de se tomar o autêntico chá da tarde.
 
Estação de esqui La Hoya
A 12 km do centro, é a atração principal no inverno, com seus quase 20 km de pistas habilitadas. Cada visitante pode desfrutar e viver a experiência da neve a sua maneira, pois a estação também oferece atividades para as pessoas que não sabem esquiar, para os quem só viajam como acompanhantes ou somente querem divertir-se na neve. Confira algumas alternativas:
 
Caminhada com Raqueta – Atividade divertida para toda a família, o trekking na neve permite caminhar por trilhas nos bosques, com acompanhamento de guias de montanha. O passeio dura 2 horas.
 
Esqui de Travessia – Opção fora das pistas que combina esquí e montanhismo, com acompanhamento de guias.
 
 Esqui Inclusivo – Para praticar o esqui inclusivo, não precisa de uma preparação prévia, tudo é aprendido em La Hoya.
 
A cavalo pela neve – Subir ao cerro Nahuen Pan coberto de neve é para os principiantes uma experiência surpreendente e para os experientes uma aventura carregada de emoções.