Santos

Ressaca pode voltar a atingir a cidade nesta segunda-feira

22/08/2016
No domingo (21), Santos teve uma das piores ressacas registradas neste ano. A Ponta da Praia foi o bairro mais atingido: o mar invadiu a avenida da praia, destruindo as muretas e carregando pedras, e chegou nas garagens dos prédios da orla, arrastando carros. Uma embarcação foi arrastada até o calçadão. Os ventos chegaram a 80 km/hora e a elevação da maré, a 2,60 metros. A previsão é de que o fenômeno aconteça novamente no fim da tarde desta segunda-feira (22). 
Desde a madrugada desta segunda, equipes da Prefeitura estão trabalhando para a limpeza de vias públicas próximas à Ponta da Praia. Vinte toneladas de pedras que foram levadas pela água às avenidas Bartolomeu de Gusmão e Saldanha da Gama, na pista sentido Ponta da Praia-Gonzaga, foram retiradas e devolvidas ao mar. Segundo a Secretaria de Serviços Públicos, foram retirados também das duas pistas da praia 45 m³ de areia e 15 m³ de mureta.
 
O trânsito da avenida Saldanha da Gama continua interditado sentido José Menino (canal 6)-Ponta da Praia e foi liberado no sentido contrário hoje na hora do almoço.
 
Como medidas de seguranças, pela manhã o transporte coletivo foi transferido para a Avenida Epitácio Pessoa e o trânsito do Aquário até o canal 7 permaneceu bloqueado.
A ressaca do mar comprometeu o Deck do Pescador, obstruiu dois quilômetros da rede de águas pluviais e danificou parte da mureta na Ponta da Praia.
 
A Defesa Civil pede que a população evite transitar pela Ponta da Praia. Caso apareça rachadura em alguma edificação, a Defesa Civil alerta para que seja acionada imediatamente pelo telefone 199.
 
Novo projeto
O secretário de Serviços Públicos, Carlos Alberto Russo, disse que como a ressaca destruiu a infraestrutura, piso e corrimão do Deck do Pescador, será necessário um novo projeto para o equipamento turístico.
 
Já a subprefeita da Orla, Fabiana Ramos Garcia Pires, disse que os 12 pilares de muretas que foram refeitos por causa da tempestade de abril suportaram a força do mar e não foram abalados, mas cerca de 60 metros de mureta precisam ser reconstruídas.
 
A Defesa Civil atendeu as seguintes ocorrências:
 
– Queda de quatro árvores nos bairros Encruzilhada (uma), Marapé (uma), Ponta da Praia (duas). Não houve feridos.
– Interdição de trecho da Rua Ricardo Pinto, entre a praia e Av. Dr. Epitácio Pessoa, em virtude do descolamento de pastilhas de revestimento de um edifício, por conta dos fortes ventos. Não houve feridos. A interdição preventiva continuará até a diminuição dos ventos.
– Interdição das duas vias da avenida da praia, entre o Canal 6 e o Aquário, por conta da ressaca. Os ventos atingiram 82 km/h e a maré chegou a 2,8 metros. A força do mar invadiu algumas garagens de prédios e de clubes da região.
– Parte do piso e algumas vigas de madeira do Deck do Pescador sofreram danos. Equipes da Secretaria de Serviços Públicos estão no local para verificar as avarias. Não houve feridos.
– Uma embarcação perdeu o controle colidiu e encalhou próximo às muretas da praia, na altura da Ponte Edgar Perdigão.