Roteiros Nacionais

A deliciosa tradição do Vinho dos Mortos

27/08/2016
Num lugar  extremamente charmoso na chamada Estrada do Vinho, em São Roque, é possível fazer um saboroso passeio, que mistura boa comida, vinho e história. É a tradição do Vinho dos Mortos, que é relembrada todo terceiro sábado de cada mês, na adega e restaurante Quinta do Olivardo.
 
A tradição do Vinho dos Mortos surgiu em Portugal, no ano de 1807, durante a Guerra Peninsular. Após a invasão das tropas francesas em Trás os Montes e Beira Alta, as vilas foram saqueadas. Toda a produção de vinho e os alimentos colhidos no campo eram levados pelos invasores. 
 
Tentando impedir o saque dos vinhos, os colonos enterraram suas garrafas entre as pastagens, plantações de uva e debaixo das adegas, e fugiram para salvar suas famílias. No retorno após o fim da guerra, eles se surpreenderam com o que encontraram. Ao desenterrarem as garrafas de vinho, imaginavam que a bebida estivesse estragada, mas, ao contrário, ela havia ficado mais saborosa. A terra possibilitou que as garrafas ficassem em um ambiente perfeito: escuro e com temperatura constante.
 
A Quinta do Olivardo reúne adega, restaurante, lanchonete e loja de produtos coloniais, vinhos, doces e compotas caseiras. Na área externa, parreirais e um cenário que lembra propriedades rurais da Ilha da Madeira. Mais informações: (11) 4711-1100 e 4711-1923 ou no site www.quintadoolivardo.com.br.