Notícias

Decorando o quarto do bebê

27/08/2016
A espera do primeiro filho é um momento de muita ansiedade para os pais. E quem não deseja receber o novo membro da família com um quartinho decorado especialmente para ele? A falta de experiência no momento de escolher os móveis, cores e objetos que irão compor o ambiente pode causar dor de cabeça nos futuros papais. Algumas dicas básicas podem ajudar. Confira:
 
Ambiente seguro e funcional 
O quarto ideal para um bebê tem que oferecer segurança e ser funcional. Tenha em mente que nem sempre as opções mais caras são as melhores. Ou seja, um berço bonito e caro, mas com quinas pontiagudas e de difícil limpeza, pode se tornar um problema. 
 
Sem alergia!
Cortinas, dossel e panos são lindos e deixam o quarto com aparência confortável. Mas acumulam muita poeira e ácaros, o que pode prejudicar a saúde do bebê. A mesma dica vale para bichinhos de pelúcia: menos é mais! Escolha uma cortina de tecido leve e secagem rápida. Se optar por tapete, compre um modelo cuja lavagem seja prática, que possa ir à lavadora, por exemplo.
 
Passagem livre
Evite mobília, pufes ou outras peças no meio do quarto. Muitas vezes você terá que acordar no meio da noite e poderá ser surpreendido com algo no caminho. 
 
Móveis funcionais 
As opções de berço que acompanha o crescimento da criança e a cômoda-trocador são essenciais para quem quer economizar na decoração do quarto por um bom tempo. Evite comprar móveis temáticos, que atrapalham o emprego de uma nova funcionalidade para a peça quando seu filho crescer. Caso o espaço seja reduzido, considere abrir mão da poltrona de amamentação. Findado o período de amamentar, ela não terá função no ambiente. Já existem almofadas específicas, que permitem à mamãe alimentar o bebê no sofá, por exemplo. 
 
Luz amiga
Os abajures são aliados no momento de descanso do bebê. Eles deixam o quarto com uma iluminação mais baixa, para o bebê relaxar e também permite que os pais tenham visibilidade para circular pelo quarto. Opte por luz amarela.
 
Tons pastéis
Cores fortes e desenhos de personagens são elementos que poluem o ambiente. Alguns especialistas acreditam que esses detalhes podem, até mesmo, agitar a criança. Na dúvida, opte por tons pastéis em toda a decoração e também no enxoval. Use a criatividade para combinar cores, como o creme, bege, cinza, com azul ou rosa.