Simplesmente Vinho

Olimpíadas dos vinhos

27/08/2016
Enoleitores,
Este mês, na reunião da Confraria Meia Taça, fizemos uma homenagem às Olimpíadas, bolando o evento ” Olimpíadas dos Vinhos”. Escolhemos vinhos de 9 países que participaram das Olimpíadas do Rio de Janeiro,  bolamos 9 itens de degustação e votamos em cada combinação de cada vinho.

As harmonizações eram divididas em ótimo, bom, médio e ruim. Os vinhos apresentados, às cegas, foram: Argentina, espumante Noturno brut – Nieto Senentiner ; Brasil, espumante Vallontano brut RS; Itália, Santa Marguerita brut, Valdobiaddene prosecco superiore; Alemanha, Anselmann -riesling trocken 2014; Austrália, Jacob’s Creek reserve sauvignon blanc 2013;  USA Parducci, Chardonnay 2013 – Mendoncino County; Espanha, Coronas tempranillo 2013; França, Chateau Timberlay – Bordeaux Supérier 2011; Portugal, Tons de Duorum 2014, João Portugal Ramos.

Foram saboreados e analisados na combinação às porções dos seguintes alimentos: carpaccio de polvo, terrine de bacalhau, terrine de pato com rielish agridoce de legumes, bolinho de feijoada, crostino de cogumelos, camarão ao bobó, galeto, porchetta de filé mignon suíno e entrecote au poivre. 
 

Todos receberam uma ficha para votar, não importando a análise dos vinhos, mas, sim, se lhe agrada ou não.
 
Retornaram 20 fichas corretamente votadas, mas algumas não votaram todos os itens.
 
Os vinhos espumantes foram os que mais tiveram boas harmonizações no geral, assim como os brancos riesling e sauvignon blanc foram votados numa grande variedade de comidinhas, e estranho o Chardonnay, um vinho sempre muito escolhido e  servido com diferentes pratos, aqui recebeu menos indicações de boas harmonizações. Dentre os tintos, o que mais agradou foi o português do Douro, ganhando inclusive do Bordeaux.
 
Essas provas são sempre muito animadas e proveitosas para treinamento de aprendizado e, tal como nos jogos olímpicos, na final deu Brasil e Alemanha, entre os mais votados. Os vinhos brancos apareceram em mais combinações positivas que os tintos, só ficando atrás dos espumantes.
 
Enoabraços é uma ótima semana a todos!