Notícias

Santos recebe exposição do Memorial da Inclusão sobre os jogos paralímpicos

31/08/2016
Entre os dias 1 e 4 de setembro, Santos receberá a exposição “Jogos Paralímpicos: Espírito em Movimento” do Memorial da Inclusão da Secretaria de Estado dos Direitos da Pessoa com Deficiência, durante a Convenção Internacional sobre Ciência, Educação e Medicina do Desporto (ICSEMIS), que irá ocorrer no Mendes Convention Center, localizado na Avenida Francisco Glicério, 206, Campo Grande.
 
A exposição “Jogos Paralímpicos: Espírito em Movimento” é composta por 22 painéis que abordam o conceito do termo “paralimpíada” ao apresentar as modalidades existentes e destacar os medalhistas paralímpicos brasileiros e principais precursores no Brasil. A mostra aborda uma narrativa histórica sobre as Paralimpíadas desde as primeiras disputas esportivas com a participação de soldados que ficaram com deficiência na 2ª Guerra Mundial até a atualidade, quando o Brasil se torna uma potência nos Jogos Paralímpicos e sedia os jogos este ano, no Rio de Janeiro.
 
Além disso, a exposição ressalta a importância do Time São Paulo Paralímpico, seleção composta por 34 atletas de elite de modalidades como atletismo, bocha, tênis de cadeira de rodas, tênis de mesa, judô, natação, paracanoagem, remo e vela. A equipe é constituída por meio de convênio assinado em 2011 entre a Secretaria de Estado dos Direitos da Pessoa com Deficiência e o Comitê Paralímpico Brasileiro.
         
Sobre o Memorial da Inclusão
Localizado na sede da Secretaria de Estado dos Direitos da Pessoa com Deficiência, na Avenida Auro Soares de Moura Andrade, 564 – Portão 10 – Barra Funda – São Paulo. O espaço reúne aproximadamente 700 documentos sobre o movimento social das pessoas com deficiência, suas lutas e conquistas, aborda cada uma das quatro deficiências – auditiva, visual, intelectual e física – e conta com atrações como a Sala Preparatória dos Sentidos: um local escuro com painéis de texturas diversas, alteração de temperatura e sensores sonoros e olfativos. 
 
Inaugurado no dia 3 de dezembro de 2009, o Memorial da Inclusão tem o propósito de reunir em um só espaço fotografias, documentos, manuscritos, áudios, vídeos e referências aos principais personagens, às lutas e às várias iniciativas que incentivaram as conquistas e melhores oportunidades às pessoas com deficiências.
 
Serviço:
Exposição Jogos Paralímpicos: Espírito em Movimento
Data: de 1 a 4 de setembro
Local: Mendes Convention Center
Endereço: Av. Francisco Glicério, 206, Vila Mathias – Santos